Saltar para o conteúdo principal da página

Projetos 05/12/2018

Disponibilização de relatórios digitais no PORTAL DO ARQUEÓLOGO

No sentido de garantir uma maior transparência e acessibilidade equitativa à informação existente no Arquivo da Arqueologia Portuguesa conservado na DGPC, iniciou-se a 2013 a digitalização dos relatórios técnico-científicos de trabalhos arqueológicos, com vista à constituição de um repositório digital acessível online, tendo com o referencial a norma ISO 14721:2003 Open Archival Information System.

A partir de 05 de dezembro de 2018 ficará acessível no Portal do Arqueólogo a versão digital dos relatórios técnico-científicos de arqueologia (preliminares, progresso e finais), e dos relatórios de ciências complementares, produzidos no âmbito de trabalhos arqueológicos e autorizados nos termos do Decreto-Lei n.º 164/2014 de 4 de novembro, que aprova o Regulamento dos Trabalhos Arqueológicos.

Os relatórios são disponibilizados apenas para os utilizadores registados no Portal do Arqueólogo, e mediante a aceitação dos Termos e Condições de Uso.

A disponibilização depende da aceitação dos autores dos relatórios, ou após o fim do período de reserva científica previsto no Art.º 10º daquele diploma, no prazo máximo de 5 anos após a conclusão dos trabalhos de campo.