Saltar para o conteúdo principal da página

Projetos 15/11/2017

DGPC na Conferência Anual da NEMO em Gante, Bélgica, 10 e 11 de novembro de 2017

A Direcção-Geral do Património Cultural é membro da NEMO e nessa qualidade tem beneficiado de programas de formação, de intercâmbios profissionais, de atualização de dados sobre o panorama museológico europeu e de debate em torno das questões que afetam os museus da Europa e as respetivas políticas comunitárias e nacionais. Neste quadro de cooperação internacional, a DGPC esteve representada no 25º encontro internacional da NEMO que decorreu em 10 e 11 de novembro, na cidade de Gante, na Bélgica.

O tema da conferência deste ano incidiu sobre o valor e a relevância das coleções que constituem o coração dos museus. Estiveram presentes 201 representantes de organizações nacionais de museus de 41 países, que partilharam conhecimentos, discussões e trabalho em rede, focando diferentes aspetos da gestão das coleções e os desafios e influências que os museus enfrentam na sociedade atual.

Na Assembleia-Geral da NEMO houve oportunidade de divulgar o ponto de situação da preparação do Ano Europeu do Património Cultural em Portugal, nomeadamente através das ações do Grupo de Trabalho constituído para o efeito na DGPC, em linha com as orientações da Comissão Europeia, designadamente quanto ao envolvimento das pessoas e das organizações de cidadãos na programação de iniciativas.

Mais informações: http://www.ne-mo.org/index.php?id=753