Saltar para o conteúdo principal da página

Projetos 18/03/2019

Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2019 – Candidaturas abertas até 18 de abril!

Estão abertas as candidaturas para as Bolsas Ibermuseus de Capacitação (BIC) para profissionais de museus ibero-americanos dos 12 países membros do Ibermuseus, para realizar atividades de capacitação e residências profissionais de agosto de 2019 a junho de 2020 em qualquer dos 22 países da Ibero-América.

As BIC têm por objetivo principal o fortalecimento das competências e conhecimentos dos profissionais de museus e das suas instituições, além de promoverem a circulação de informação e facilitarem o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos.

Os apoios são distribuídos em duas categorias:

Categoria I: Incentiva a participação em atividades de capacitação de curta duração – dois a cinco dias –, tais como cursos, oficinas, seminários, congressos e afins.

Categoria II: Fomenta a realização de residências profissionais, por um período de cinco a quinze dias consecutivos, em museus públicos ou mistos ou em organizações governamentais responsáveis pelas políticas públicas para museus.

As áreas prioritárias das BIC 2019 – em qualquer das duas categorias –, são: gestão de museus, tecnologias para gestão, gestão de coleções, planos museológicos, conservação preventiva, segurança, elaboração de planos de emergência para o património em risco, ações educativas e de mediação cultural / interpretação em museus, valoração / inventário / documentação / registo de coleções, comunicação em museus, captação de recursos, exposições (curadoria, montagem, museografia), estudos de públicos, sustentabilidade em museus, desenho e implementação de políticas públicas em museus e outras áreas afins.

Os recursos solicitados deverão ser utilizados exclusivamente para cobrir os custos com passagens aéreas, seguro de viagem ou hospedagem. Outras despesas, tais como taxas de inscrição, procedimentos de visto, passaporte, alimentação, transporte local, dentre outros, deverão ser assumidas pelo/a bolseiro.

Os principais requisitos de participação são: 

1. Ser cidadão/ã de um dos doze (12) países membros do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

2. Estar a trabalhar com contrato formal mínimo de dois anos num museu ou instituição governamental responsável pelas políticas públicas para museus de um dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus no momento da apresentação da solicitação as Bolsas Ibermuseus de Capacitação .
(os Museus RPM são candidatáveis)

3. Apresentar um plano de trabalho claro e estruturado, indicando sua sustentabilidade (apoio institucional na realização do plano de trabalho e na divulgação de seus resultados).

4. Para a Categoria I - Apresentar um projeto de divulgação de conhecimentos e ferramentas adquiridas durante a capacitação, demonstrando de forma clara e com indicadores, como a atividade e os conhecimentos adquiridos serão divulgados na sua instituição de origem e respetivas redes, uma vez concluída a atividade de capacitação.

5. Para a Categoria II - Apresentar um projeto de multiplicação dos conhecimentos e ferramentas adquiridas durante a residência profissional, demonstrando de forma clara e com indicadores, de que forma o projeto de pesquisa e os conhecimentos adquiridos serão multiplicados na sua instituição de origem e suas redes, uma vez finalizada a residência profissional.

6. Para poder solicitar uma bolsa os candidatos deverão ter todas as obrigações legais e fiscais em dia e não estar inabilitados para receber ajudas em qualquer dos países integrantes do Ibermuseus.

Consulte o regulamento completo no Portal Ibermuseos (www.ibermuseos.org) e inscreva-se por meio da plataforma http://xn--convocatrias-7hb.ibermuseos.org/ As solicitações devem ser enviadas obrigatoriamente por meio dessa ferramenta.

 

Para esclarecimento de qualquer dúvida contacte:
convocatorias@ibermuseus.org.

Mais informações:
Gustavo Marcondes - Consultor de Comunicação do Programa Ibermuseus
Unidade Técnica - Programa Ibermuseus
+55 (61) 3521-4037
gustavo.marcondes@ibermuseus.org
SBN Qd. 02, Lt. 08, Ed. CNC III, 15º andar
CEP 70040-000. Brasilia-DF, Brasil