Saltar para o conteúdo principal da página

Apresentações 08/01/2020

World Heritage Policy Compendium já online

Encontra-se disponível online em http://whc.unesco.org/en/compendium/ o World Heritage Policy Compendium, uma base de dados sobre políticas relativas ao Património Mundial criada pelo Centro do Património Mundial.

O Compêndio de Políticas do Património Mundial é uma base de dados das políticas que orientaram a implementação da Convenção do Património Mundial desde sua adoção em 1972, reunindo as políticas adotadas pelo Comité do Património Mundial e pela Assembleia Geral dos Estados Parte nas suas decisões, resoluções e outros textos estratégicos.

 

São objetivos deste Compêndio:

1

Fornecer uma fonte consolidada de decisões políticas feitas sob a Convenção.

2

Melhorar as tomadas de decisão pelo Comité do Património Mundial e pelos Estados Parte, para uma melhor implementação da Convenção do Património Mundial e para a conservação, gestão e proteção dos Bens Património Mundial.

3

Melhorar a compreensão pelos Estados Parte, a fim de melhor abordar a identificação, proteção, conservação, apresentação e transmissão do património cultural e natural através da implementação da Convenção, bem como a preparação de arquivos de inscrição

4

Funcionar como uma ferramenta de orientação; contribuir para a gestão, pelos Estados Parte, dos Bens Património Mundial, face aos principais desafios atuais.

5

Assistir os Estados Parte na revisão das suas políticas, sistemas legais, infraestruturas institucionais e mecanismos de governança relacionados com a gestão de Bens Património Mundial.

6

Promover a capacitação dos Estados Parte para a implementação da Convenção do Património Mundial, incluindo uma maior consciencialização acerca dos desafios ambientais, sociais e económicos na conservação do Património Mundial.

Pode aceder em http://whc.unesco.org/en/compendium/