Saltar para o conteúdo principal da página

Apresentações 12/09/2017

Apresentação do 7º volume da "Coleção Estudos de Museus" - "Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte"

Realizou-se no dia 12 de setembro, no Museu Nacional do Azulejo, a apresentação do 7.º volume da coleção Estudos de Museus, o livro de Patrícia Roque Martins, Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte.

O tema do livro atraiu ao Museu Nacional do Azulejo cerca de cinco dezenas de participantes, tanto profissionais de museus como pessoas ligadas a instituições que representam as pessoas com deficiência. Teve particular significado a presença da Secretária de Estado da Inclusão para as Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, o que permitiu um cruzamento de ideias sobre estas duas áreas, a dos Museus e a da Deficiência.

O local escolhido para este lançamento, constitui uma referência no meio museológico português pelas suas boas práticas e pioneirismo no acolhimento a pessoas com deficiência e/ou incapacidade motora, pessoas cegas e da comunidade surda.

A fotografia de grupo mostra os parceiros que permitem dar corpo a este projecto, a Direção Geral do Património Cultural (Diretora-geral Paula Araújo Silva e Clara Camacho), a Editora Caleidoscópio (Jorge Ferreira) e os autores presentes (Adelaide Duarte, Ana Carvalho, Duarte Freitas e Patrícia Roque Martins). Surgem ainda o apresentador e membro do conselho editorial Fernando António Baptista Pereira e Manuel Bairrão Oleiro, que era director do Departamento de Museus da DGPC à data da criação da coleção "Estudos de Museus".

(texto RPM)