Saltar para o conteúdo principal da página

Notícias 29/11/2018

DGPC presente em curso Ibermuseus de Capacitação realizado esta semana em Quito

O curso Ibermuseus de Capacitação “História e Práticas Museológicas Contemporâneas” terminou esta semana em Quito, no Equador, reunindo 28 profissionais de 19 países da ibero-américa. A Direção-geral do Património Cultural (DGPC) esteve representada por Emilia Ferreira, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

Durante três dias intensos, os participantes partilharam práticas e conhecimentos, numa atmosfera de aprendizagem coordenada por seis formadores e que teve a colaboração do Ministério da Cultura e Património do Equador. O curso foi orientado para o desenvolvimento de competências em matéria de elaboração de discursos museológicos relacionados com a história e a museografia contemporânea.

O Programa IBERMUSEUS é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e articulação de políticas públicas na área de museus e da museologia, tendo como meta principal a consolidação da Rede Ibero-Americana de Museus, formada pelos 22 países da comunidade ibero-americana e abrangendo 600 milhões de habitantes e 200 milhões de bens culturais.

Portugal assume atualmente a vice-presidência do Programa, função desempenhada por David Santos, subdiretor da DGPC.