
Iniciativas 02/02/2018
Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas
Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas pretende que as crianças e jovens coloquem as suas ideias e formação em prática, apoiando e promovendo o desenvolvimento de projetos que, em contexto escolar, promovam o conhecimento sobre o Oceano e/ou a correta interação entre as sociedades e o Oceano e motivem as atuais e futuras gerações para a importância do Oceano no nosso quotidiano e no futuro da humanidade.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelos Ministérios da Cultura, do Mar e da Educação, da qual a DGPC faz parte, bem como a Direção-Geral da Política do Mar e a Direção-Geral de Educação, visando homenagear Mário Ruivo, biólogo e especialista em oceanografia, considerado um cientista e político pioneiro na defesa dos oceanos e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal.
O objetivo deste Prémio é sensibilizar as novas gerações para esta temática introduzindo processos em contexto escolar que vinquem a relevância curricular das matérias que, transversalmente, abarcam o conhecimento dos oceanos. Pretende-se que sejam formadas equipas compostas por alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, integrando diferentes anos escolares e faixas etárias diversas, que apoiadas por um docente elaborem um projeto, registado em filme, cujo conteúdo exprima a importância do Oceano para a vida humana, em qualquer das sua componentes: física, social ou cultural.
O Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas pretende que as crianças e os jovens reconheçam o papel fundamental que o Oceano tem nas nossas vidas e a necessidade de conservarmos este recurso que é património comum da Humanidade. O Oceano reserva enormes oportunidades para satisfazer as necessidades atuais e futuras da sociedade. Pode alimentar e cuidar das populações, fornecer energia limpa e renovável, criar emprego e gerar equidade. Ao promover a partilha de conhecimentos e ao envolver os cidadãos do futuro este Prémio pretende promover a educação e ações positivas relativas ao Oceano, numa faixa etária que nos trará os novos líderes mundiais. A Humanidade tem que contar com o potencial do Oceano para assegurar um futuro melhor.
Seguindo várias iniciativas internacionais, este Prémio pretende trazer o Oceano para o centro da sociedade. O Oceano é o sistema de suporte da vida no planeta Terra
Outras Notícias
-
Projetos 12/02/2019
Projeto ROSSIO - Ciências Sociais, Artes e Humanidades | Candidaturas para atribuição de cinco Bolsas de Investigação
-
Projetos 06/02/2019
Inventário dos marcos graníticos do Alto Douro Vinhateiro
-
Legislação 04/02/2019
Requalificação da portaria conventual e loja, do Mosteiro de Alcobaça | Abertura de Concurso Público
-
Bibliotecas e Arquivos 01/02/2019
Boletins Bibliográficos de janeiro da Biblioteca de Arqueologia e da Biblioteca de Conservação e Museus DGPC
-
Iniciativas 31/01/2019
10ª edição dos ‘Prémios SOS Azulejo’ - Candidaturas abertas
-
Museus, Monumentos e Palácios 30/01/2019
Novo Website do Programa Ibermuseus