Saltar para o conteúdo principal da página

Iniciativas 18/03/2019

European Heritage Stories Call | Concurso de Histórias do Património Europeu

É lançada hoje a Call para as European Heritage Stories | Histórias do Património Europeu de 2019.

A data de encerramento da fase de pré-seleção coincidirá com o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios na quinta-feira, 18 de abril.

A principal missão deste Concurso de Histórias do Património Europeu é dar voz a indivíduos, organizações e associações para que contem a sua história da Europa através do património que os rodeia.

Por este motivo, as entidades que organizam as JEP/Jornadas Europeias do Património que foram responsáveis por pelo menos um evento JEP nos últimos três anos (2016-2018) podem candidatar-se. As candidaturas elegíveis serão avaliadas e pontuadas por um painel de 3 especialistas, de acordo com um conjunto de critérios claramente definidos.

As 25 melhores histórias serão então admitidas na próxima etapa, onde serão convidadas a apresentar uma história, proposta de projeto e detalhe orçamental totalmente desenvolvidos, a fim de serem consideradas para o procedimento de concessão da bolsa. Os 25 finalistas inscritos serão pontuados e avaliados por um painel europeu composto por 7 membros.


As 10 histórias elegíveis com as melhores pontuações serão propostas para bolsas de até € 10 000, com o objetivo de realizar o projeto proposto.

Pode encontrar AQUI mais informações, como: • Quem pode enviar uma história e quem pode candidatar-se à bolsa

• Como as Histórias podem ser submetidas;

• Critérios de elegibilidade para as Histórias a serem publicadas no portal da EHD, bem como para entrar no procedimento competitivo de concessão de bolsa;

• Critérios de seleção para as histórias da lista curta;

• Datas importantes; e Condições legais.

A lista de histórias de 2018 pode ser encontrada aqui: www.europeanheritagedays.com/Story