Saltar para o conteúdo principal da página

Iniciativas 05/03/2018

Enciclopédia do Românico em Portugal

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Fundación Santa María la Real del Patrimonio Historico, sediada em Aguilar de Campoo, Palencia, assinaram, no dia 28 de fevereiro de 2018, um acordo de colaboração, para a partilha de dados no âmbito da produção da Enciclopédia do Românico em Portugal, que integrará uma vasta obra sobre o Românico Ibérico, já com 52 volumes publicados.

A DGPC irá ceder documentação gráfica e fotográfica sobre os 88 imóveis selecionados para constar nesta obra e irá receber documentação do mesmo teor, produzida durante a sua execução, que tem como prazo de conclusão o ano de 2021.

O projeto de investigação será financiado pela Fundación Ramón Areces e toda a produção de conteúdos estará a cargo do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, liderado por uma comissão científica que conta com os Professores Doutores Lúcia Rosas, Maria Leonor Botelho e Mário Barroca.

A produção desta obra contará, ainda, com a participação da Direção Regional de Cultura do Norte, do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e com a Rota do Românico, na qualidade de parceiros.