Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Iniciativas 26/11/2021

Conferência Anual da NEMO em 2022 em Loulé

Loulé será a cidade anfitriã da conferência anual da NEMO - Network of European Museums Organizations, no próximo ano, organizada em colaboração com o Museu Municipal de Loulé e a Direção-Geral do Património Cultural. Nos dias 13 a 15 de novembro de 2022, membros de instituições museológicas e profissionais ligados ao setor dos museus e do património cultural de toda a Europa irão reunir-se em Portugal, no coração do Algarve.

A Direção-Geral do Património Cultural é representante de Portugal junto da NEMO, associando-se a esta iniciativa com especial regozijo, após um período de preparação conjunta ao longo dos últimos dois anos. Com efeito, a escolha do palco de realização deste evento é realizada com antecedência, mediante o envio de intenções de acolhimento por parte dos membros, pois todos os anos esta conferência é recebida num país diferente. O anúncio da escolha de Loulé para acolher a conferência de 2022 foi comunicado no final da Assembleia Geral da NEMO no passado dia 17 de novembro.

A NEMO, uma rede de museus da Europa, foi fundada em 1992 como uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos estados-membros do Conselho da Europa. Juntos, os membros do NEMO representam mais de 30.000 museus em 40 países europeus.

Considerando que os museus são parte integrante da vida europeia, esta entidade tem por objetivo promover o seu trabalho e valor junto dos decisores políticos, proporcionando aos museus formação, informação, networking e oportunidades de colaboração. O seu papel assenta nos quatro valores em torno dos quais se desenvolve o trabalho dos museus: os valores sociais, educativos, económicos e patrimoniais.

O tema da conferência de 2022 será anunciado na primavera, sendo elevadas as expectativas para uma iniciativa que anualmente tem debatido os temas mais desafiantes da contemporaneidade no que toca à atuação dos museus e ao seu lugar na sociedade.

Reserve a data - 13 a 15 de novembro de 2022: https://www.ne-mo.org/news/article/nemo/save-the-date-for-nemo-european-museum-conference-2022.html