Saltar para o conteúdo principal da página

Notícias 23/02/2015

10º aniversário da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais - Participe!

Em 2015 a UNESCO comemora o 10º aniversário da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

Esta efeméride constituirá uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural, a criatividade e o papel da cultura no desenvolvimento sustentável.

A Convenção, já ratificada por 134 Estados-Parte, entre os quais Portugal, foi adotada pela Conferência Geral da UNESCO em Outubro de 2005, e constituiu o primeiro instrumento internacional a reconhecer a dupla natureza, simultaneamente económica e cultural, dos bens e dos serviços culturais que se encontram no âmago das economias criativas mundiais.

O aniversário da Convenção oferece um excelente enquadramento para a identificação de novos caminhos de promoção da criatividade, da inovação e do desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável, bem como para incentivar a integração da cultura na Agenda para o Desenvolvimento das Nações Unidas.

Durante o ano de 2015 a Comissão Nacional da UNESCO, o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e a Coligação Portuguesa para a Diversidade Cultural irão desenvolver atividades de promoção da Convenção e de divulgação dos seus princípios, valores e objetivos, as quais serão oportunamente divulgadas.

Convidam-se desde já as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas comemorações organizando iniciativas enquadradas nos princípios da Convenção (ver folheto em anexo). Essas iniciativas poderão ser divulgadas no website da UNESCO mediante inscrição realizada online ou em formulário próprio, disponíveis em https://en.unesco.org/creativity/node/4504.

O logotipo nacional será disponibilizado às entidades nacionais que organizarem iniciativas no âmbito do 10º aniversário da Convenção, bastando para tal enviar cópia do formulário disponibilizado pela UNESCO (em anexo) para o email cnu@mne.pt, escrevendo no assunto do email “Atividade 10º Aniversário Diversidade Expressões Culturais”.