Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Legislação 14/09/2021

«Festa das Rosas de Vila Franca» inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI)

A Direção-Geral do Património Cultural inscreve a «Festa das Rosas de Vila Franca» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), determinado desse modo a proteção legal desta manifestação cultural.

Com pedido de INPCI submetido pela Junta de Freguesia de Vila Franca, a «Festa das Rosas», também denominada de «Romaria de Nossa Senhora do Rosário» é “uma manifestação de cariz religioso que decorre no segundo fim de semana de maio na freguesia de Vila Franca, concelho de Viana do Castelo.

Esta romaria envolve toda a população numa celebração do ciclo de início da primavera e de passagem das raparigas à idade adulta recorrendo, para isso, ao culto da Senhora do Rosário, efetivado com o transporte, à cabeça, de pesados objetos de arte flo­ral comummente denominados por cestos floridos, elaborados com o recurso de toda a sorte de matérias vegetais.
Com raízes que se perdem no tempo, mas documentada pelo menos desde 1622, a entrega de flores à Senhora das Rosas (Senhora do Rosário), pelas mordomas que completam dezanove anos até ao dia da festa, impõe a toda a comuni­dade da aldeia, no decorrer do ano, um trabalho constante que culmina numa grande romaria.

Mais informação disponível em endereço web: www.matrizpci.dgpc.pt