Saltar para o conteúdo principal da página

Legislação 01/04/2021

Candidatura luso-galaica ao Registo de Boas Práticas no Património Cultural Imaterial

A Direção-Geral do Património Cultural integra o Grupo de Trabalho para o Património Cultural e Imaterial da Comissão Nacional da UNESCO que avaliou a candidatura luso-galaica ao Registo de Boas Práticas no Património Cultural Imaterial, promovida e agora apresentada pela Associação “Ponte… nas Ondas” à UNESCO. Lendas, contos, artesanato e música tradicional são exemplos de manifestações culturais que unem as comunidades da raia luso-galega.

A candidatura reflete o trabalho realizado pela “Ponte… nas Ondas” como modelo de Boas Práticas de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial partilhado por Galegos e Portugueses, através da criação de espaços onde essas práticas ocorrem e são transmitidas às gerações mais jovens.

O projeto teve início em 1995, quando um grupo de professores de várias escolas primárias e secundárias de ambos os lados da fronteira começou a trabalhar em conjunto para manter, transmitir e disponibilizar contextos para manter viva a cultura patrimonial da sua raia. Estes valores de união transfronteiriça promovidos pela «Ponte… nas Ondas!» contribuem para a preservação, difusão e transmissão de um património comum a diferentes comunidades e promove o diálogo intercultural.

Prevê-se que o processo da esteja concluído em 2022, com a tomada de decisão pela UNESCO."