Saltar para o conteúdo principal da página

Photographia - Museu "Vicentes"

A Photographia – Museu “Vicentes” está instalada no antigo "studio" de Vicente Gomes da Silva e possui, entre o seu acervo, cenários, máquinas fotográficas, mobiliário de “studio”, molduras com fotografias originais, livros sobre as técnicas fotográficas e um valioso arquivo fotográfico, com cerca de 800 mil negativos, datáveis entre 1876 e 1982, para além de ter um núcleo relativo ao Cinema.

Aportaram à Ilha da Madeira navios que trouxeram passageiros das mais longínquas paragens e com eles vieram as novas ideias e técnicas surgidas no século XIX, nomeadamente a Fotografia. Por esta altura, estabelecem-se no Funchal, os primeiros “studios” fotográficos, nomeadamente: Vicentes Photographos, João Francisco Camacho, Augusto Maria Camacho, Perestrellos Photographos, Augusto César dos Santos e o seu sócio Joaquim Augusto de Sousa, etc.

A Photographia – Museu “Vicentes” encontra-se instalada no antigo “studio” de Vicente Gomes da Silva, à Rua da Carreira.

Em 1846 Vicente Gomes da Silva iniciou a sua atividade profissional como gravador e em 1853, 27 Abril recebeu a mercê de “gravador de sua Majestade a Imperatriz do Brasil, Duquesa de Bragança”. Em 1856, iniciou a “arte de fotografar” na sua casa de residência. Em 1860, A Imperatriz Elizabeth D’Aústria, Sissi, visitou a Ilha da Madeira pela primeira vez e foi fotografada por Vicente Gomes da Silva, tendo sido agraciado com o título de “Photographe de Sa Majesté L’Impératrice d’ Austriche”.

Em 1865, Vicente Gomes da Silva fixou a sua residência no imóvel à Rua da Carreira e construiu nos jardins o seu atelier fotográfico.Vicente Gomes da Silva e o seu filho Vicente desenharam e ampliam o antigo atelier, edifício que se mantém até hoje e onde está instalado o Museu.

Em 1901, os Reis de Portugal, D. Carlos de Bragança e de D. Maria Amélia de Orleães, visitam a Ilha da Madeira, sendo fotografados por Vicente Gomes da Silva, Júnior, que foi agraciado com o título de “Photographo da Casa Real Portuguesa”.

A Photographia – Museu “Vicentes” encontra-se instalada no antigo “studio” de Vicente Gomes da Silva, e está aberto ao público desde 1982. Imóvel classificado de "valor cultural regional" e de "monumento de interesse público", foi adquirido pelo Governo da Região Autónoma da Madeira em 2004.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Madeira/Sec. Regional da Cultura, Turismo e Transportes
Director(a):
Maria Helena Araújo
Endereço:
Rua da Carreira, 43 P.O. Box 348, 9001-904 Funchal
GPS:
Lat: 32,6490036 Long: -16,910297600000035
Telf(s):
+351 291 225 050
Fax(s):
+351 291 228 724
E-mail:
photographia.vicentes@gov-madeira.pt

O Museu encontra-se encerrado ao público.

 

Atualizado em 17de junho de 2014, informação fornecida pela museu em 15 de Fevereiro de 2013

Atualizado em 2 de maio de 2016.

Última actualização: 24 Outubro 2016

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC