Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Regional de Paredes de Coura

O Museu Regional de Paredes de Coura encontra-se instalado na Casa da Veiga e é composto por 3 galerias de exposição e uma casa rural, sendo a primeira dedicada ao “linho”, a segunda à mobilização da terra e a terceira à arqueologia. A casa rural é composta por uma cozinha, onde se destacam a lareira e o forno do pão; dois quartos de dormir e uma sala no piso superior. No piso inferior ou cave está representada uma loja, onde outrora foram cortes de gado.

A origem da Casa da Veiga é anterior ao séc. XVIII, mas a atual estrutura física data deste século. Foi propriedade da família Andrade e Castro até ao segundo quartel do séc. XX, passando então para o património da família Castro e Antas, Viscondes do Peso de Melgaço.

A 8 de outubro de 1997, o Museu Regional de Paredes de Coura foi aqui inaugurado.

Na montagem das exposições, contou-se com a orientação e colaboração do etnólogo Benjamim Enes Pereira que orientou todo o processo de recolha, organização de coleções, idealizou a estrutura das exposições e definiu a coerência do discurso expositivo.

A coleção de Arqueologia é proveniente de diferentes campanhas de prospeção em toda a área geográfica do Concelho de Paredes de Coura com materiais desde a Idade do Ferro à fase final da Romanização. Destaca-se o material proveniente das escavações arqueológicas no Povoado fortificado de Cossourado.

A coleção de Etnologia é composta por alfaias agrícolas (manuais, de tração animal e de tração mecânica); de tratamento e transformação. Possui também uma coleção que inclui todos os utensílios do ciclo do linho e do tratamento deste até ao produto final.

A coleção de Vestuário  composta por mais de uma centena de peças de vestuário, donde se destacam cerca de 20 peças de grande valor histórico e que marcam épocas distintas, do século XVIII à década de 60 do séc. XX.

A coleção de Mobiliário integra espólio provindo na sua totalidade da Casa do Outeiro composto por um variado leque de estilos e de épocas, onde predomina o revivalista da renascença do século XIX e o romântico.

A coleção de Arte Sacra inclui o espólio provindo na sua totalidade da Casa do Outeiro, composto por oratórios, imaginária, gravura e pintura, quase na sua totalidade datada do séc. XIX.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Município de Paredes de Coura
Director(a):
Joana Rodrigues
Endereço:
Rua Aquilino Ribeiro - 4940-525 Paredes de Coura
GPS:
Lat: 41,9129305 Long: -8,556198799999947
Telf(s):
+ 351 251 780 122 / 251 780 100
Fax(s):
+ 351 251 780 118
E-mail:
museu@cm-paredes-coura.pt
Site:
http://www.cm-paredes-coura.pt/portal/page/paredesdecoura/portal_municipal/Cultura

Estacionamento: Gratuito junto ao museu

Acessibilidade: Alguns espaços acessíveis.

De 1 de Junho a 30 de setembro: aberto de terça-feira a domingo das 14h00 às 19h00 

De 1 de outubro a 31 de maio: aberto de terça-feira a domingo das 14h00 às 18h00.

Ingresso

Gratuito.

Descontos:

Descontos nas atividades educativas para grupos escolares e mais de 65 anos.

Animação sazonal.

Actividades educativas

• Museu Regional - Evocações do mundo agrícola• Cadernos de Arqueologia Património 1• Cadernos de Arqueologia Património 2/3• Cadernos de Arqueologia Património 4/6• Cadernos de Arqueologia Património 7/8/9• Separatas - marcos miliários• O Povoamento Proto-Histórico e a Romanização da Bacia Superior do Rio Coura• Povoado Fortificado – Retratos de um Habitat da idade do Ferro.

Atualizado em 18 de junho de 2014, informação fornecida pelo museu em 30 de dezembro de 2014

Última actualização: 27 Abril 2018

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 151 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC