Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Nacional Resistência e Liberdade

Em abril de 2017 o Governo português aprovou um plano de recuperação da Fortaleza de Peniche, para nela instalar um Museu Nacional que perpetue a memória histórica deste monumento, enquanto ex-prisão política da Ditadura. Ainda nesse ano, em setembro, a Fortaleza passou para a tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que de imediato deu início aos procedimentos necessários à preservação do edificado histórico e à criação daquele que será o 15º Museu Nacional.

A 7 de fevereiro de 2018 foi lançado o concurso público de arquitetura,  incidindo a escolha final no projeto do Atelier AR4, sob a coordenação de João Barros Matos.

Das 22 propostas apresentadas, o júri considerou que a vencedora se destacou pela "sobreposição de percursos de diferente natureza nunca perdendo, cada um deles, autonomia, significado ou fluidez no seu conjunto".

Construída no século XVI e classificada como Monumento Nacional desde 1938, a Fortaleza de Peniche reabre ao público a 25 de abril de 2019, investida num novo uso de índole museológica, que posiciona Portugal no roteiro internacional dos chamados Museus de Memória, evocativos de lutas travadas em nome da Liberdade e dos Direitos Humanos.

Resultado de um profundo trabalho de pesquisa desenvolvido pela CICAM (Comissão de Instalação dos Conteúdos e da Apresentação Museológica), que irá ser continuado e que se consolidará em 2021, inauguram-se neste primeiro momento a Exposição “Por Teu Livre Pensamento” e o Memorial.

O objetivo da exposição é prestar homenagear aos antigos presos, às suas famílias, à população de Peniche e aos milhares de homens e mulheres que dedicaram as suas vidas à resistência ao fascismo e à conquista da Liberdade.

Na exposição, resgatam-se momentos marcantes da História Contemporânea a partir de documentos, fotografias e objetos que integrarão o acervo do futuro Museu. Há também registos fílmicos que documentam testemunhos de presos políticos, de seus familiares e as fugas heroicas, com destaque para as que foram protagonizadas por Dias Lourenço e Álvaro Cunhal. E um núcleo com a história da Fortaleza desde o século XVI até aos nossos dias.

O Memorial, uma peça de grandes dimensões em aço corten, apresenta gravados os nomes dos 2510 presos políticos que passaram pela Cadeia de Peniche ao longo de 48 anos de repressão do Estado Novo.

Contactos e
Localização

Director(a):
Coordenadora - Teresa Albino
Endereço:
Fortaleza de Peniche, Campo da República, 609, 2520-607, Peniche, Portugal
GPS:
Lat: 39,353999 Long: -9,380114
Telf(s):
+351 262 789 159 | + 351 262 798 028
E-mail:
geral@mnrl.dgpc.pt
Site:
http://www.museunacionalresistencialiberdade-peniche.gov.pt/

Como chegar: Transportes públicos Rodoviária do Oeste http://rodoviariadooeste.pt/horarios-e-precos/ Rede-expressos https://www.rede-expressos.pt/ Transporte privado De Lisboa, tempo estimado 1h20m A8 | IP6 Do Porto, tempo estimado 2h37m A1| A25| A17 | A8 | IP6 Public transport Rodoviária do Oeste http: //rodoviariadooeste.pt/horarios-e-precos/ Rede-expressos https: //www.rede-expressos.pt/ Private transport From Lisbon, estimated time: 1h20 A8 IP6 From Porto, estimated time: 2h37 A1 A25 A17 A8 IP6

Estacionamento: Existe um parque de estacionamento gratuito no largo fronteiro à entrada principal.

Quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30).

Encerrado: Segundas e terças-feiras, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

Ingresso

Acesso gratuito para entradas individuais ou em grupo

Marcações: As visitas guiadas, não guiadas* ou com utilização de audioguia** requerem marcação prévia através do formulário disponível em http://www.museunacionalresistencialiberdade-peniche.gov.pt/pt/horario-bilheteira-e-marcacoes/

Público-alvo: todos

Participantes: 10-25 pessoas

 

*marcação prévia necessária para grupos

**marcação prévia necessária para individuais e grupos

Loja

Exposição Temporária “Por Teu Livre Pensamento”

Visitas guiadas com marcação prévia

Grupos: 10-25 pessoas

Horário para marcações: de segunda a sexta-feira, das 10h00- 13h00; 14h00-18h00

E-mail: geral@mnrl.dgpc.pt

Serviços Educativos http://www.museunacionalresistencialiberdade-peniche.gov.pt/pt/visitas-guiadas/   (em construção)

O Serviço Educativo (S.E.) tem o objetivo de contribuir para a reflexão e a formação de cidadãos críticos e de sensibilizar sobre a importância do exercício da cidadania, do aprimoramento da democracia e do respeito pelos direitos humanos.

Roteiro da exposição “Por Teu Livre Pensamento”

Edição Bilingue: português | inglês

Edição Bilingue: francês | espanhol

Direção-Geral do Património Cultural, 2019

Referência: IPPBLIV19943301

Dimensões: 21,5x29,8cm; 68pp.

Pvp: 5,00€

Data: 25 de abril de 2019

Pode aquirir AQUI

Última actualização: 10 Abril 2020

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 156 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC