Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Municipal Leonel Trindade

O Museu Municipal Leonel Trindade foi inaugurado a 28 de Julho de 1929, na pequena sala da Irmandade dos Clérigos Pobres, anexa à Igreja de S. Pedro, no centro da então vila de Torres Vedras. Teve por base a reunião de um conjunto heterogéneo de peças, representativas da importância histórica e artística de Torres Vedras, com recurso a depósitos temporários feitos pelas paróquias da cidade e por alguns particulares. Em 1944 foi transferido para o edifício da antiga sede da Santa Casa da Misericórdia, onde aumentou as áreas expositivas, diversificou o seu espólio merecendo destaque a coleção de arqueologia, resultado do desenvolvimento da investigação arqueológica local, que contribuiu para a projeção do Museu a nível nacional e internacional. Desde 1992 o museu está instalado no Convento Nossa Senhora da Graça.

O espólio do Museu Municipal Leonel Trindade é constituído por variadas coleções de natureza histórica e artística, das quais se encontram expostas as de paleontologia, arqueologia (do paleolítico à romanização), pintura antiga (séculos XV-XVII), arquitetura e escultura (séculos XVI - XVII), bem como um núcleo histórico dedicado à Guerra Peninsular e à defesa das Linhas de Torres Vedras (século XIX).

Merecem especial destaque os achados arqueológicos da Idade do Cobre, nomeadamente do Castro do Zambujal e do Tholos de Paimogo, as coleções de ourivesaria proto-histórica e de epigrafia latina, o retábulo de influência flamenga do antigo Convento da Graça e a maqueta das Linhas de Torres.

Nos últimos anos, investigações arqueológicas, recolhas sistemáticas e inúmeras doações, têm vindo a aumentar significativamente o espólio do Museu, que já conta com avultadas e relevantes coleções de azulejaria, cerâmica, faiança, porcelana, paleontologia, arqueologia, epigrafia e numismática, a par de uma das maiores coleções portuguesas de cabeceiras de sepultura medievais.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Torres Vedras
Director(a):
Rui Brás
Endereço:
Praça 25 de Abril - Convento de Nossa Senhora da Graça - 2560-286 Torres Vedras
GPS:
Lat: 39,09034935314133 Long: -9,258770610975716
Telf(s):
+ 351 261 310 485/4
Fax(s):
+ 351 261 310 484
E-mail:
museu@cm-tvedras.pt
Site:
http://www.cm-tvedras.pt/cultura/

Comboios: Linha do Oeste
Autocarros urbanos: Rede Rodoviária Expresso e Barraqueiro

Estacionamento: Estacionamento nas proximidades.

Acessibilidade: Acessibilidades para mobilidade reduzida na porta lateral do convento

Exposições e Loja: Terça a domingo das 10h00 às 18h00

Centro de Documentação: Segunda a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (fins de semana: acesso sujeito a marcação prévia)

Encerra nos dias: 1 de janeiro; Domingo e terça-feira de Carnaval; Domingo de Páscoa; 1 de maio; 24 e 25 de dezembro.

Ingresso

Bilhete Individual: 2 €

Isenções:

. Domingos, feriado municipal
. Dia dos Museus e Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
. Menores de 6 anos
. Investigadores, jornalistas e profissionais do turismo, no desempenho das suas funções profissionais
. Mecenas institucionais do Museu Municipal Leonel Trindade

Descontos:

50% para:
Família (2 adultos, um ou mais filhos com menos de 18 anos)
Sénior (>65 anos)/Portador de cartão sénior
Estudantes
Grupos (+de 10 pessoas)

Loja  

Centro de Documentação 

Exposições

Serviço Educativo

Atividades: Visitas guiadas e atividades para grupos escolares e adultos no âmbito das exposições permanentes e temporárias do Museu Municipal Leonel Trindade

Visitas guiadas ao Centro Histórico e Centro Interpretativo do Castelo, Centro Interpretativo da Azenha de Santa Cruz, Moinho de Caixeiros e Forte de São Vicente.

Atividades em Santa Cruz, no âmbito da programação “Onda de Verão”.

Para mais informações:

http://www.educacaotorresvedras.com/servicos-educativos-e-pedagogicos/162-museu-municipal-leonel-trindade

Actualizado em 9 de Janeiro de 2015, informação fornecida pelo Museu Municipal Leonel Trindade.

Última actualização: 09 Janeiro 2015

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC