Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Municipal de Loures

No acervo do Museu Municipal de Loures destacam-se três coleções. Coleção de Arqueologia: artefactos provenientes de recolhas de superfície e de escavações de vários períodos; coleção de Etnografia(finais de século XIX e principio e meados do século XX): têxteis e trajo, mobiliário, transportes, alfaias agrícolas, cestaria, latoaria, cerâmica e peças artesanais; coleção de Artes Plásticas: obras de artistas contemporâneos.

O Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho é inaugurado a 26 de Julho de 1998. Aberto à comunidade, o novo museu, nasce da necessidade de aumentar o espaço físico ampliando o modelo de intervenção cultural já consolidado na Casa do Adro desde 1985. A construção do “conventinho” do Espírito Santo, destinado originariamente a frades capuchos, iniciou-se em 1575. Adquirido pelo Município, este conjunto patrimonial é um exemplar único desta arquitetura conventual em Loures e na Área Metropolitana de Lisboa.

Núcleos

Núcleo Museológico “Luís Serra”, do Grupo Recreativo e Folclórico dos Ceifeiros da Bemposta - Protocolo de Cooperação co a CML (visitas com marcação prévia, através da Área de Comunicação / Serviço Educativo).

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Loures
Director(a):
Patrícia Bandarra
Endereço:
Quinta do Conventinho - 2670 Loures
GPS:
Lat: 38,819646659899426 Long: -9,16127781207274
Telf(s):
+ 351 219 839 600/05
Fax(s):
+ 351 219 839 606
E-mail:
dpc@cm-loures.pt
Site:
http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=672#topo

Autocarros urbanos: Autocarros para Loures com partidas da Gare do Oriente (Grupo Rodoviária), Campo Grande (Grupo Barraqueiro e Rodoviária)

Estacionamento: Parque de estacionamento dentro do Museu, considerando 10 lugares sinalizados para deficientes.

Terça a sexta-feira - das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Sábados e domingos -  das 14h00 às 19h00.

Encerrado ao público à segunda-feira e feriados.

Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso

 De terça a sexta-feira - das 10h00 às 12h30 e das 14h00-17h00.

Ingresso

Bilhete Normal: 1,50 €

Isenções:

Visitas programadas de alunos e professores de escolas do Concelho de Loures, crianças até aos 12 anos, pessoas com idade superior a 65 anos (B.I.), trabalhadores de instituições com as quais se registaram protocolos específicos de colaboração com o Município de Loures, associações de deficientes motores, físicos, psicológicos ou outras e respetivos associados (em grupo ou individualmente), funcionários do Município, das Juntas de Freguesia e dos Serviços Municipalizados.
Domingos de manhã no horário de Inverno.
Domingos à tarde no horário de Verão.

Nota: A entrada no Museu Municipal de Loures para utilização do serviço de cafetaria/restaurante e espaço verde é livre.

Descontos:

Reformados com menos de 65 anos, portadores de cartão jovem ou cartão de estudante, professores dos estabelecimentos de ensino oficial do Concelho de Loures, população do concelho de Loures organizada em associações de variado cariz (desportivo, recreativo, cultural, humanitário, etc.), acompanhantes de funcionários da C.M. Loures e SMAS e Juntas de Freguesia de Loures: desconto de 50%.

Acolhimento 

Receção e Loja

Cafetaria e esplanada

Casas de banho com condições para deficientes motores

Exposições Temporária de arqueologia e Etnografia

Exposição permanente

Reservas visitáveis de transportes e alfaias agrícolas

Reservas visitáveis de mobiliário

Centro de Documentação / Biblioteca -  Especialização: Monografias, Periódicos, Fotografia, Cartazes, Postais e Videos relativos ao Concelho de Loures e outras áreas científicas (Museologia, Etnografia, Arqueologia, Arte).

Arquivo Fotográfico.

 Responsável: Margarida Amaral

Serviço Educativo.

Atividades: . Visitas orientadas. Visitas temáticas. Itinerário pelo património edificado do Concelho. Apoio à comunidade escolar, no âmbito de projectos na área do património cultural.

Destinatários: Instituições escolares, público sénior, grupos com necessidades especiais, grupos de amigos, Associações, Centros de Dia, Juntas de Freguesia, Empresas. 

Responsável: Isabel Gomes

• Catálogos do Museu Municipal da Quinta do Conventinho: • Somos Saloios. Procura de um conceito (1998) • Da Vida e da Morte. Os Romanos em Loures (1998) • Ervas para comer. Ervas para tratar (1999) • O Medieval e o Moderno em Loures. Viagens pelo Património (1999) • Do fio, da forma e do uso. O trajo na cultura saloia (2000) • Loures. um Território com História (2000) • Vindimando as memórias. Bucelas e os seus vinhos (2000) • O percurso do nosso Património. A consciência do que somos (2001) • Quotidianos de Loures. O papel da fotografia na história local (2001) • Redescobrir a Várzea de Loures. Rios, Riachos e Ribeiros de Loures. Ambiente, Geologia e Pré-história Antiga na Várzea (2001) • Fortes, Fortins e Redutos. Um contributo para a história local (2002) • Os comércios de antigamente. Vivências e memórias (2003) • Eduardo Gageiro - 30 anos de esperança (2004) • Arqueologia como documento ( 2004) • Pontapé na bola - contributos para a história do futebol em Loures (2004) • Os sonhos de Constantino e o mundo de hoje (2005) • À descoberta de uma anta - connosco em Loures (2005) • Estudo de colecções: transportes e alfaias agrícolas (2006) • É por aí voz constante… E o povo sabe quando diz (2006).

Actualizado em _____ de junho de 2014, informação fornecida a partir do site do IMC

Última actualização: 30 Julho 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC