Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

A diversidade de coleções do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim potencia a exploração de temáticas muito diferenciadas, o que se reflete no programa das exposições temporárias que o Museu, anualmente, organiza. Paralelamente, nas exposições permanentes, o visitante encontra as referências às raízes históricas e etnográficas da Póvoa de Varzim. Espaços centrais desta abordagem são a “Sala de Arqueologia”, que cobre um período temporal entre o Paleolítico e a Idade Moderna; a “Sala do Mar”, dedicada às embarcações, aprestos, técnicas, tradições e costumes da sui generis Comunidade Piscatória Poveira; ou, ainda, a “Capela”, onde para além de arte sacra se exploram aspetos da religiosidade popular.

O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim foi fundado em 1937, por ação de António Santos Graça, autor de “O Poveiro” (1932) e esteve desde sempre instalado no «Solar dos Carneiros», edifício cuja fachada brasonada data da 2ª metade do século XVIII, declarado Imóvel de Interesse Público em 1985. Ao longo destes anos o espaço sofreu várias intervenções que ampliaram a área expositiva e técnica, a última das quais entre 2007 e 2009. Momentos particularmente marcantes na história da instituição são a construção da réplica em tamanho real da Lancha Poveiro do Alto, embarcação que ainda hoje funciona como embaixadora da nossa cidade, e a construção, em 2004, de dois polos associados a dois importantes recursos patrimoniais do concelho: O “Núcleo Arqueológico da Cividade de Terroso” e o “Núcleo Museológico da Igreja Romana de S. Pedro de Rates”.

As Coleções atuais do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim  resultam, acima de tudo, de dois fatores determinantes: por um lado são a consequência do espólio acumulado o que, para além de testemunhar a evolução da instituição, mostra também a estreita ligação à comunidade, pois não é despiciente o número de peças doadas por particulares; por outro lado, espelham o estatuto Municipal do Museu que o torna num dos principais protagonistas da missão de salvaguarda do património cultural do concelho. Daqui resultou uma grande variedade de peças indexadas a coleções como Armas, Brinquedos, Cerâmica, Arqueologia, Etnografia, Escultura, Espólio Documental, Mobiliário, Numismática, Têxteis e Traje, que datam dos séculos XIII ao XXI.

Núcleos 

Núcleo da Cividade de Terroso

Estação arqueológica da Idade do Ferro à romanização Monte da Cividade

Núcleo Museológico da Igreja Românica de S. Pedro de Rates (associada ao primeiro Mosteiro da Ordem de Cluny, em Portugal)

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
Director(a):
Deolinda Maria Veloso Carneiro
Endereço:
Rua do Visconde de Azevedo, nº17 - 4490-589 Póvoa de Varzim
GPS:
Lat: 41,3806174 Long: -8,75808470000004
Telf(s):
+351 252 090 002
Fax(s):
+351 252 090 012
E-mail:
museu@cm-pvarzim.pt
Site:
http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/museu-municipal

Como chegar: De carro: A28. Saindo na Póvoa de Varzim seguir as indicações sinaléticas “Centro” e depois “Museu Municipal”.
Autocarros urbanos: De e para Porto, Braga, V. N. Famalicão, Guimarães, Viana do Castelo, etc. Expressos para todo o País (com paragem na praça do Almada)
Metro: O museu dista 7minutos (a pé) da estação local do Metro do Porto que liga a cidade à rede de transporte do Grande Porto

Estacionamento: Parque de estacionamento público e gratuito a 50 metros.

Terça a sexta-feira das 09h30 às 17h30 

Sábado e domingo das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Encerrado à segunda-feira e feriados

A realização de visitas guiadas para grupos depende de marcação prévia com o Museu Municipal e está sujeita a disponibilidade de agenda. Para além do espaço do Museu esta actividade também é realizada ao Núcleo Arqueológico da Cividade de Terroso e ao Núcleo Museológico da Igreja Românica de S. Pedro de Rates.

Ingresso

Bilhete Normal – 1,00 €

Isenções:

Jovens até 18 anos, estudantes, professores, pessoas + 65 anos
Sócios do GAM (Grupo dos Amigos do Museu), APOM, ICOM



Acolhimento

Loja (merchandising próprio; edições municipais e artesanato local)

Biblioteca (Etnografia, História de Arte, Arqueologia, Ambiente)

Responsável - José Manuel Flores Gomes

Tipo de Actividades - Visitas guiadas a grupos ao Museu (incluindo os dois Núcleos), estações arqueológicas e monumentos da região; diversas Atividades Lúdico-pedagógicas onde, entre outras, se inclui teatro de marionetas; oficinas de tecnologias tradicionais; realização de trabalhos arqueológicos abertos aos jovens; acompanhamento de trabalhos de investigação de alunos, professores e curiosos; realização de “cursos livres”, conferências e “acções de formação” destinados a um público abrangente.

Edições do Museu

• GOMES, José Manuel Flores & CARNEIRO, Deolinda - Cividade de Terroso, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Museu, 1999 

• Cividade de Terroso - guia do visitante, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Museu, 2004

• S. Pedro de Rates - guia do visitante, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Museu, 2004

• Cividade de Terroso - coleção de postais 

• Núcleo de Arqueologia: coleção de postais 

• BARBOSA, Fernando / AMORIM, Manuel (Mons.) – Correcções e Anotações à História Local, Separata do Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, 1999 (Edição do grupo de Amigos do Museu)

• GOMES, José Manuel Flores & CARNEIRO, Deolinda – Subtus Montis Terroso, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Museu, 2005

• Recriações Históricas na Póvoa de Varzim. 2007-2009, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Museu, 2011

• CARNEIRO, Deolinda; GOMES, José Manuel Flores; PEREIRA - A Igreja Românica de S. Pedro de Rates, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Museu, 2011

• CARNEIRO, Deolinda; GOMES, José Manuel Flores; PEREIRA, Justino - Da Antiga Capela de S. Tiago à Nova Igreja da Misericórdia, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Museu, 2012

Catálogos de exposições: 

• SILVA; Armando Coelho F. da; CENTENO, Rui - Núcleo de Arqueologia, 1997

• CARNEIRO, Deolinda, Eucaristia na Arte Sacra, 1999 

• CARNEIRO, Deolinda; GOMES, José Manuel Flores -  Opera Fidei. Obras de Fé num Museu de História, 2002-2003 

• Circunstâncias – Rui Anahory, 2009

•Júlio Resende – O Regresso à Póvoa, 2010

•CARNEIRO, Deolinda -  A Arte e a Devoção. Peregrinagem e Ex-votos de Poveiros no Santuário de Nª Srª da Abadia, 2008

TM 18junho14 - informação enviada pelo museu em 3dez14

Última actualização: 11 Maio 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC