Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Municipal de Estremoz

O Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho tem uma coleção de forte componente etnográfica, com especial enfoque nos Bonecos e Olaria de Estremoz. Patente ao público está também a reconstituição de uma Casa típica Alentejana e uma coleção de arqueologia composta por Estelas funerárias medievais e peças que vão do calcolítico à romanização.

Em 1879 foi pedido em sessão camarária pelo presidente Deville “auctorização para crear um pequeno museu annexo á bibliotheca, ao qual deseja dar uma feição por assim dizer, local; vindo a ser mais propriamente uma exposição permanente de varias industrias peculiares de Extremoz, e a par dos productos industriaes, como, por exemplo, dos nossos marmores, cortiça, ceramica, podiam estar representados productos agrícolas”. Na sequência deste pedido foi o Museu fundado em 2 de maio de 1880 como anexo da Biblioteca Popular de Estremoz.

O Museu passou a ocupar o imóvel atual na década de 60 do século XX, um edifício de planta oblonga com cobertura de duas águas e frontaria de seis sacadas, cuja construção datará do séc. XIII/XIV, sofrendo depois o imóvel vastas reformas nos séculos seguintes, tendo aí funcionado o Hospício de Caridade, a Escola Régia, a Escola Primária Masculina e algumas aulas da Escola Industrial e Comercial.

Em 2003 o Museu Municipal de Estremoz passa a denominar-se Prof. Joaquim Vermelho, estremocense que se destacou no ensino, na Biblioteca e na direção do Museu Municipal e que, entre 1977 e 1980 trabalha com a Missão UNESCO e o seu conselheiro Dr. Per-Uno Ägren, no projeto de revitalização/reorientação das instituições museológicas em Portugal. Este encontro é da maior importância já que o conselheiro reconhece a qualidade de Joaquim Vermelho, ao propor o Museu de Estremoz como museu piloto neste projeto.

Núcleos

Galeria Municipal Dom Dinis  

Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. José Lourenço Marques Crespo.

 

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Estremoz
Director(a):
Hugo Alexandre Nunes Guerreiro
Endereço:
Largo Dom Dinis - 7100-509 Estremoz
GPS:
Lat: 38,84192587916704 Long: -7,591353563012717
Telf(s):
+351268339219
E-mail:
museu.municipal@cm-estremoz.pt

Estacionamento: Estacionamento próprio do Museu. Acessível para veículos ligeiros.

Terça-feira a domingo - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Encerrado às segundas-feiras, feriados nacionais e Municipal (quinta-feira da Ascenção).

Ingresso

A partir dos 12 anos: 1,55€ 

Isenções:

Idade inferior a 12 anos; Sócios da APOM e ICOM; Visitas de Estudo; às terças-feiras.

Descontos:

Grupo de 10 pessoas: 6,20€

Serviço Educativo

Atividades pedagógicas: Ateliers, que visam proporcionar e ampliar o conhecimento de crianças e jovens sobre o artesanato e tradições locais. São também realizadas visitas guiadas dirigidas a crianças e jovens.

Responsável: Isabel Borda d’Água

Tel.: + 351 268 339 219

Actualizado em ____ de junho de 2014, informação a partir do site do IMC

Última actualização: 24 Abril 2018

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC