Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Municipal de Esposende

O acervo do Museu é composto por Coleções de arqueologia, de etnografia e de arte. A coleção arqueológica corresponde à Seleção de testemunhos exumados nas diversas escavações ocorridas no concelho, datados do Paleolítico Superior, Megalítico, Idade do Bronze, Idade do Ferro, Período Romano, século XVI e século XIX. A coleção de etnografia inclui alfaias agrícolas associadas aos ciclos do milho e do vinho, instrumentos ligados ao gado e ao ciclo do linho, trajes femininos do século XIX e da primeira década do século XX, trajes masculinos de pescador de meados do século XX, trajes masculinos e femininos do sargaceiro de meados do século XX, alfaias do sargaço, alfaias e aprestos de pesca, instrumentos de construção naval. O acervo do Museu integra ainda uma coleção de pintura, gravura, escultura e tapeçaria contemporâneas, na sua maioria de autores locais. Núcleos Museu de Arte, Fão

O Museu Municipal de Esposende abriu ao público em 19 de Agosto de 1993 e encontra-se instalado num dos mais emblemáticos edifícios Arte Nova da cidade, o velho Teatro-Club (1911). Para o efeito, o edifício foi adaptado para funcionar como espaço de conservação e de exibição dos testemunhos do património do concelho. O acervo do Museu é constituído por Coleções de arqueologia e de etnografia. A coleção de arqueologia resulta de intervenções arqueológicas no concelho desde 1984, destacando-se como coleção principal do Museu, parte da qual se encontra exposta, com carácter de permanência, sob o tema “Do Paleolítico aos nossos dias”. A coleção de etnografia resulta de investigações e de ações de recolha no terreno, abrangendo os universos rural, piscatório e agro-piscatório. A exposição desta coleção intitula-se “O Mar, o Campo e os Ofícios”. O Museu de Arte, em Fão, corresponde ao núcleo do Museu Municipal de Esposende dedicado ao estudo e à divulgação do património artístico do concelho, designadamente do património arquitetónico.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Esposende
Director(a):
Ivone Pereira Moreira Baptista de Magalhães
Endereço:
Praça do Município - 4740-223 Esposende
GPS:
Lat: 41,530599662514746 Long: -8,780897379762337
Telf(s):
+351 253 960 182
Fax(s):
+351 253 960 176
E-mail:
museu.esposende@cm-esposende.pt
Site:
http://www.cm-esposende.pt/

Comboios: Linha do Norte
Autocarros urbanos: Autocarros a partir de Linhares (Autoviação do Minho)

Estacionamento: Estacionamento próximo do edifício do Museu

Terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00; Sábado e domingo das 15h00 às 18h00.

Encerra ao público à segunda feira e feriados.

Ingresso

Entrada gratuita

Exposição permanente:  Do Paleolítico até aos Nossos Dias

Centro de Documentação / Biblioteca

Auditório: (25 lugares sentados)

Serviços Educativos

Atividades: visitas guiadas ao Museu e às exposições temporárias; Visitas pedonais pelos monumentos religiosos de Esposende. Mesas redondas e workshops sobre o património do concelho e ateliers pedagógicos, tais como oficinas do barro e concursos de pintura. 

Responsável: Ivone Maria Moreira Baptista de Magalhães.

. Roteiro do Museu, 1993; . Catálogos e folhetos de todas as exposições e atividades.

Actualizado em _____ de junho de 2014, informação a partir do site do IMC 

Última actualização: 11 Maio 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC