Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Municipal de Coimbra

O Museu Municipal de Coimbra é um museu polinucleado. O Edifício Chiado alberga a Coleção Telo de Morais, uma coleção de Arte que integra pintura portuguesa (sécs. XIX e 1ª metade do séc. XX), mobiliário, cerâmica, escultura, pratas e outros objetos artísticos de carácter decorativo que se encontra instalada no Edifício Chiado Na Torre de Almedina - a torre de vigia da principal entrada da cidade medieval - está instalado o Núcleo da Cidade Muralhada, um núcleo interpretativo com uma maqueta devidamente contextualizada por um diaporama, na qual se tenta reconstituir o antigo traçado da muralha de Coimbra. Na Galeria do Turismo expõe-se a Coleção Louzã Henriques, uma coleção de instrumentos musicais do médico Louzã Henriques, cedida temporariamente ao Museu Municipal. A temática da exposição é “Os cordofones na Coleção Louzã Henriques”.

Breve historial do Museu1995 - Criação do Museu da Cidade de Coimbra e apresentação de candidatura ao “Procentro”;

1999 – Escritura de Doação à Câmara M. de Coimbra da Colecção Telo de Morais. Não estando incluída no projecto inicial do Museu, entendeu-se incorporar o valioso acervo artístico e destinar o Edifício Chiado à sua exposição;

2000/2001 – Obras de reabilitação e adaptação do Chiado para a instalação da Colecção Telo de Morais; 2001 (Julho) – Inauguração do núcleo de artes plásticas do museu – Colecção Telo de Morais pelo Presidente da Republica;

2002 – Criação, na estrutura orgânica da Câmara, da Divisão de Museologia e nomeação da Chefe de Divisão;

2003 – Abertura do Núcleo da Cidade Muralhada na Torre de Almedina e inicio do Percurso da Muralha;

2003 – Propõem-se alterações ao projecto inicial que passa a incluir os seguintes núcleos: Casa das Talhas – a cidade na transição da época medieval para a modernidade – proposta de musealização aprovada, decorrem actualmente trabalhos de escavação e projecto de arquitectura; Coimbra Judaica – foi já aprovada proposta de criação do núcleo e iniciados estudos de investigação sobre o tema com o apoio da comunidade científica; Núcleo do Carro Eléctrico – dispõe já de edifício: um raro exemplar da arquitectura industrial de inícios do séc. XX, procede-se actualmente à elaboração do projecto de gestão que inclui o pré-programa museológico; Núcleo da Guitarra de Coimbra – será instalado na Torre de Anto (antiga torre da muralha), o projecto de reabilitação/adaptação está concluído, aguarda financiamento. 

Conteúdos da responsabilidade do museu 

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Coimbra
Director(a):
Berta Duarte – Chefe da Divisão de Museologia
Endereço:
Rua Ferreira Borges, n.º 85 - 3000 – 180 Coimbra
GPS:
Lat: 40,208667842391954 Long: -8,429086569311494
Telf(s):
+351 239 840 754
Fax(s):
+351 239 840 755
E-mail:
museu.municipal@cm-coimbra.pt

Estacionamento: Os núcleos do Museu Municipal encontram-se em edifícios localizados na baixa Coimbrã, uma área comercial, residencial e de serviços, transformada em zona pedonal. Encontram-se a escassos metros da estação de comboios e a grande maioria dos autocarros da cidade têm paragens nesta zona.

Acessibilidade: O acesso e circulação de deficientes no núcleo do Edifico Chiado – Coleção Telo de Morais estão garantidos pela existência de elevador a todos os pisos de exposição e WC. No Núcleo da Galeria do Turismo – Coleção Louzã Henriques a visita à exposição está garantida pela existência de rampa de acesso à entrada.

Edifício Chiado - Colecção Telo de Morais - de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00.

                                                              sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

                                                              Encerra ao Domingo, segunda-feira e feriados.

Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada - de terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

                                                                              Encerra ao Domingo, segunda-feira e feriados.

Galeria do Turismo – Colecção Louzã Henriques - de terça-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

                                                                             Encerra ao domingo, segunda-feira e feriados. 

O núcleo do Museu Municipal instalado no Edifício Chiado é constituído por:

Receção

Loja

Wc

Galeria de exposições temporárias

Biblioteca especializada/Centro de Documentação com bibliografia especializada em arte e património e área destinada ao Serviço Educativo.

Auditório: O Museu Municipal dispõe duas salas polivalentes, uma no Edifício Chiado e outra na Torre de Almedina, onde já se realizaram colóquios e conferências, com uma capacidade de cerca de 100 pessoas. Os serviços da Câmara Municipal de Coimbra dispõem de equipamento técnico como data show, projetores mediante requisição interna.

Serviços Educativos

Atividades para públicos diversos, mediante marcação prévia.

Responsáveis: Ágata Antunes ou Paula Moura Relva

Tel.: + 351 239 840 754

• Todas as exposições temporárias realizadas são acompanhadas por um catálogo/livro. • Viagem de Cosme de Médicis a Coimbra no séc XVII – 2008 • “Telo de Morais – Colecção” Vol. I – Abril de 2009 • Roteiro do Núcleo da Cidade Muralhada - 2007 • Folheto e Roteiro da Exposição Coimbra Judaica - 2008 • Folheto do Programa de Actividades do Serviço Educativo. • Folheto do Edifício Chiado e Colecção Telo de Morais – 2009 • Coimbra Judaica – Actas - 2009 • Folheto do programa das Comemorações do Centenário do Edifício Chiado – Abril de 2010 • Folha de sala da exposição “1910: Os Grandes Armazéns do Chiado em Coimbra”– Abril de 2010 • Folheto do Programa de Actividades do Serviço Educativo no âmbito das Comemorações do Centenário do Edifício Chiado – Abril de 2010 • Folha de sala da exposição “O Edifício Chiado: Uma novidade que honra e nobilita Coimbra”– Maio de 2010.

Atualização em 18 de junho de 2014, informação fornecida pelo museu em 12 de Fevereiro de 2014

o museu enviou fotografias mas não revisão do texto - insistir pq este está mt mau e informação mt desorganizada...

Última actualização: 11 Maio 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC