Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Francisco de Lacerda

Edificado nas ruínas da antiga Fábrica de Conservas de Marie d’Anjou, na encosta íngreme e sobranceira ao Cais da Vila da Calheta, o Museu Francisco de Lacerda, tem como missão o estudo, a preservação, a valorização e a divulgação do património jorgense e da sua comunidade.

O Museu Francisco de Lacerda assimila as suas origens – a Casa Etnográfica e o Museu de São Jorge, que lhe antecede – e a cultura local através das coleções assentes nas temáticas da Ilha de São Jorge, da Música (erudita, popular, de Francisco de Lacerda e das bandas filarmónicas) e ainda da Indústria Conserveira, entre outras.

Poderá desfrutar de outros espaços, como o centro de documentação, o auditório reservado a eventos, a sala de exposições temporárias e zonas de lazer no interior e exterior.As visitas às reservas do museu (espólio) estarão também disponíveis em períodos previamente determinados.

Assumindo o lema “O Museu de Todos” e conscientes da missão de promover o património material e imaterial jorgense, trabalharemos para e com as pessoas, com a responsabilidade de fazer mais e melhor.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Direcção Regional da Cultura dos Açores
Director(a):
Vírginia Neto
Endereço:
Rua das Alcaçarias - 9850-011 Calheta (São Jorge)
GPS:
Lat: 38,601859 Long: -28,010183
Telf(s):
+351 295 416 323
E-mail:
museu.flacerda.info@azores.gov.pt
Site:
http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/museu/

Verão  – 1 de abril a 30 de setembro

Terça-feira a domingo e feriados: 10h00 – 17h30

Encerrado à segunda-feira

Inverno – 1 de outubro a 31 de março

Terça-feira a domingo e feriados: 09h30 – 17h00

Encerrado à segunda-feira

Ingresso

Entrada Gratuita

Acolhimento

Livraria

Cafetaria

Loja

Centro de Documentação / Biblioteca -  Especialização: Temática açoriana e jorgense, têxtil, música e indústria conserveira

Responsável: Alexandra Gomes

Auditório: 30 lugares (dispõe de sistema de som, vídeo e projetor)

Atividades: Workshops e ateliers de artes, palestras, seminários, conferências, oficina de encadernação e restauro de livros.

Responsável: Catarina Dias da Rosa

*   Roteiro da Vila da Calheta.

*   Chavão: marcador de pão e histórias.

*   Rostos da Ilha de São Jorge.

*   Cores da Terra: a tinturaria nas ilhas.

Agenda Cultural

Última actualização: 25 Novembro 2020

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 156 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC