Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Escolar de Marrazes

O Museu Escolar possui uma colecção do início do século XIX, relativa aos grandes pedagogos e que culmina na década de 70 do século XX. Compreende mobiliário, equipamento e utensílios escolares e pedagógicos, iconografia, brinquedos, equipamentos, documentos e vasto espólio bibliográfico e documental.

O Museu Escolar teve a sua origem num projeto pedagógico, posto em prática pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Marrazes, no ano letivo 1992/1993, com o título "A escola através dos tempos". Houve dificuldades em encontrar novas instalações que correspondessem às necessidades exigidas, devido às dimensões atingidas pelo conjunto de material reunido. Para que esse precioso espólio se não perdesse a Junta de Freguesia de Marrazes assumiu a sua conservação e exposição. Disponibilizou um espaço com cerca de 200m2, no qual a partir de 16 de Maio de 1997, passou a estar patente ao público o Museu Escolar.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Junta de Freguesia de Marrazes
Director(a):
Acácio Bárbara
Endereço:
Largo da Feira dos 18, Marrazes - 2415-690 Leiria
GPS:
Lat: 39,76452455898159 Long: -8,80619163173833
Telf(s):
+351 244 812 701
Fax(s):
+351 244 812 701
E-mail:
museuescolar@museuescolar.pt
Site:
http://www.imc-ip.pt/

Como chegar: Carro: Para quem se desloca do Sul: a melhor forma é seguir pela auto-estrada A1 na direcção "Norte" ou pela auto-estrada A8 na direcção "Norte" e sair na primeira saída para "Leiria Sul".
Autocarros urbanos: O Expresso Lisboa- Leiria ou Porto- Leiria é uma boa opção. A estação rodoviária de Leiria localiza-se no centro da cidade, depois só é necessário apanhar um autocarro até Marrazes (10 minutos).

Estacionamento: Existe no exterior espaço para estacionamento

Terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Quinta-feira até às 19h30.

Encerra à segunda-feira, ao fim-de-semana, feriados e tolerâncias.

Abre ao fim-de-semana para grupos antecipadamente agendados.

Ingresso

Bilhete normal para o público em geral – € 1,00

Isenções:

Crianças até 11 anos completos

Descontos:

Adultos com mais de 65 anos – € 0,50

Acolhimento

Recepção

Loja

Exposição permanente: "Apontamentos sobre a história da instrução primária em Portugal".

Centro de Documentação / Biblioteca - Especialização Instrução, formação, legislação, documentos normativos, regulamento, cadastros, inspecção primária, pedagogia e documentação geral.

   Responsável: Rita Brites  

Auditório: O Museu utiliza o espaço de auditório da Filarmónica de S. Tiago e sala polivalente da Junta de Freguesia de Marrazes, para a realização das várias actividades que organiza.

Serviços Educativos

Atividades : Visitas guiadas, oficinas pedagógicas, conferências, sessões de esclarecimento e outro tipo de actividades orientadas para os diferentes grupos etários. 

Responsável: Rita Brites e Cátia Fernandes 

Actualizado em ____ de junho de 2014, informação fornecida a partir do site do IMC

Última actualização: 29 Julho 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC