Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museu dos Terceiros

O Museu dos Terceiros, situado no centro histórico de Ponte de Lima, é uma instituição museológica instalada em dois monumentos históricos franciscanos: o antigo Convento de Santo António dos Capuchos e o Edifício da Venerável Ordem Terceira de São Francisco. As suas maiores preocupações são o estudo, a conservação e a divulgação do património e do espólio religioso que se encontra sob sua custódia, assim como o desenvolvimento de atividades educativas e pedagógicas destinadas ao público escolar. As exposições temporárias, sobretudo as consagradas ao património religioso das diversas freguesias do concelho de Ponte de Lima, mas não só, também desempenham um papel importante na estratégia do Museu.

O Museu dos Terceiros foi criado na década de Setenta do século XX, quando em Ponte de Lima se passou a sentir uma maior necessidade de preservar e divulgar o espólio que se ia acumulando nas instalações dos edifícios que agora formam o Museu. O Museu recolheu na altura algum espólio arqueológico, mas foi sobretudo no âmbito da arte sacra que foi enriquecendo as suas coleções, formadas por espólio proveniente da Igreja Matriz de Ponte de Lima e de outras capelas situadas na vila de Ponte de Lima, que se veio juntar ao património integrado e acervo móvel riquíssimo já existente no Convento de Santo António e no Edifício da Ordem Terceira de São Francisco. As principais coleções do Museu são a escultura, a pintura, a paramentaria, a ourivesaria, a talha e o mobiliário. O Museu dispõe ainda de um interessante espólio documental, entre centenas de livros datados entre os séculos XVII e XIX, em várias línguas e sobre temática vária, e milhares de documentos manuscritos produzidos entre os séculos XVI e XX por confrarias e irmandades de Ponte de Lima.

Contactos e
Localização

Tutela:
Município de Ponte de Lima
Director(a):
José Velho Dantas
Endereço:
Avenida 5 de Outubro, n.º 209, 4990-028 Ponte de Lima
GPS:
Lat: 0 Long: 0
Telf(s):
258900400, 938194292, 258240220
E-mail:
geral@cm-pontedelima.pt

Última actualização: 19 Maio 2021

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 161 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC