Saltar para o conteúdo principal da página

Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto

O Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto foi criado em 1998, com o objetivo de reunir e expor uma preciosa coleção de instrumentos científico-didáticos utilizados nos diferentes gabinetes e laboratórios, que demonstram, de forma clara, a evolução científica e técnica no ensino experimental desde a criação da Escola Industrial, em 1852. A coleção funciona quase como uma cápsula de tempo onde podem ver-se os grandes avanços tecnológicos dos últimos 160 anos.

As coleções do Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto incluem várias áreas da engenharia, desde Desenho, com os diversos modelos de gesso, Engenharia Civil, onde se destacam maquetas de pontes e de outras construções, Química, com destaque para as balanças de precisão e diversos utensílios de laboratório, Mecânica, com as máquinas a vapor, Física com instrumentos de hidrodinâmica, calor e acústica, passando pela Eletrotécnia, com os aparelhos de medidas elétricas, telégrafos e motores e as Minas e a Metalurgia, com os seus fornos e maquetas.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

GPS:
Lat: 0 Long: 0

Última actualização: 25 Junho 2018

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC