Saltar para o conteúdo principal da página

Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo

As coleções do Museu são constituídas por faianças portuguesas dos séculos XVII ("Louça Azul"), XVIII e XIX, faianças da Fábrica de Louça de Viana (1774-1855), azulejos, mobiliário indo-português, mobiliário dos séculos XVII e XVIII e desenhos e pinturas de artistas portugueses (séculos XVIII e XIX).

Instalado desde 1923 numa bela casa do século XVIII, que só por si merece uma visita, o Museu tem uma excecional coleção de artes decorativas, doadas pelo estudioso Luís Augusto Oliveira, que inclui contadores Indo-portugueses e mobiliário de D. João V e D. José I. Uma parte importante do acervo do Museu é composta por coleções de faiança, nomeadamente da Fábrica de Loiça de Viana, sendo detentor de uma das mais importantes coleções do país. Merecedores de destaque são também as salas com os alizares de azulejos, representando os quatros continentes, as cenas de caça e da vida palaciana. O Museu possui ainda algumas pinturas sobre madeira dos séculos XVI a XX; uma secção lapidar com mais de três dezenas de peças, onde se destaca o núcleo de heráldica classificado como Pedras de Armas e um valioso espólio numismático.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Director(a):
Salomé Abreu
Endereço:
Largo de S. Domingos 4900-330 Viana do Castelo
GPS:
Lat: 41,691585 Long: -8,833984200000032
Telf(s):
+351 258 809 305
E-mail:
museu.a.a@cm-viana-castelo.pt

Como chegar: De carro: A28 Porto-Viana-Valença
Comboios: Linha do Norte
Autocarros urbanos: Autocarros Expresso
Barco: Marina de Viana do castelo

Estacionamento: Parque estacionamento nas proximidades do museu

Acessibilidade: Acesso para portadores de mobilidade reduzida. Visitas sobre heráldica, azulejos, talha e cerâmica para invisuais.

Museu: Terça-feira a Domingo 10h00 - 13h00 |15h00 - 18h00

Serviço Educativo: terça a sexta-feira 10h00 - 12h30 | 15h00 – 17h00

Ingresso

2€ Público em geral (permite acesso ao Museu de Artes Decorativas e Museu do Traje).

Isenções:

Crianças até aos 12 anos.
Sócios ICOM, APOM, profissionais de outros Museus devidamente identificados.
Alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho e distrito de Viana do Castelo.
Grupos, instituições e outras entidades públicas/privadas, nacionais ou internacionais, devidamente identificadas e autorizados pela Tutela;
Datas comemorativas: 20 de Janeiro – Elevação de Viana a cidade por D. Maria II; 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus; 18 de Junho – Outorga do Foral de Viana por D. Afonso III; 26 de Setembro – dia das Jornadas Europeias do Património.

Descontos:

Descontos de 50%:
Estudantes até 25 anos, portadores de cartão jovem.
Seniores.
Professores
Visitas de grupo (mínimo 10 e máximo 25 pessoas) com marcação prévia.

Receção

Exposição permanente

Galeria de exposições temporárias

Serviço Educativo 

Visitas guiadas individuais e / ou em grupo

Visitas temáticas: Linhas do Barroco; Sinais do poder; Na rota dos alimentos

Workshops: Conservação preventiva e Douramento

Auditório (72 lugares. Projetor de diapositivos, vídeo e cinema (16 mm), amplificação sonora no sistema de conferências).

Atividades:

Ateliers Anuais

Gincana Cultural e Gincana do Mar

Público-alvo: escolar

 

Ateliers Mensais

Janeiro: Foral de Viana – Símbolos do Poder; Fevereiro: Viana é Amor – À Procura do Coração Perdido; Março: Carnaval – Jogos com Flores; Abril: Férias da Páscoa – Páscoa Dourada; Maio: Museus – Contador de Histórias; Junho: Mar – Velas ao Vento; Julho: Dia Mundial dos Avós – Sábados com os Avós; Agosto: Sr.ª Agonia – Tapete da Ribeira Setembro: Jornadas do Património – Linhas do Barroco; Outubro: Dia Mundial do Animal – Animais Fantásticos; Novembro: S. Martinho – Com Penas de escrita; Dezembro: Natal – Cartões de Natal;

Público-alvo: escolar

Ateliers específicos:

Atelier de Tratamento e Conservação de Cerâmica; Atelier de Douramento; Atelier Tratamento e Conservação de Pinturas; Restauro de Cadeiras Barrocas; Conservação e Prevenção Madeiras  

Público-alvo: adultos

. Tinteiros e Outros Objetos na Antiga Arte da Escrita, Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2010; . Numária Portuguesa I - A Moeda da Nacionalidade à Restauração, Leal, Antº Cunha e Peixoto, Antº Maranhão, 2008; . Numária Portuguesa II - A Moeda da Restauração à República, Leal, Antº Cunha e Peixoto, Antº Maranhão, 2008; . Numária Portuguesa III - A Moeda do Escudo ao Euro, Leal, Antº Cunha e Peixoto, Antº Maranhão, 2008; . Identidade e Memórias – Figuras Ilustres que fizeram a História do Museu Municipal, Museu Artes Decorativas, 2008; . Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo, Carvalho António, 2008; . Pesos & Medidas Padrão, Museu Municipal de Viana do Castelo, 2007; .  A Louça de Viana - Das origens ao Século XXI", Abreu, Alberto, 2005; . Das Origens à Louça de Viana, Abreu, Alberto, 2002; . O couro Lavrado no Museu Municipal de Viana do Castelo, Pereira, Franklim, 2000.

TM 16junho14 - informação fornecida pelo museu 21nov13

Última actualização: 17 Julho 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC