Saltar para o conteúdo principal da página

Museu da Pedra

O Museu da Pedra possui coleções de Arqueologia, constituída por artefactos arqueológicos e sílex, datados do Paleolítico Médio, recolhidos em diversas estações arqueológicas do concelho, de Paleontologia, constituída por inúmeros fósseis em calcário de Ançã, de Geologia, composta por uma grande parte de litologias que afloram na região de Cantanhede, de Ferramentas Tradicionais usadas na execução de trabalhos em pedra, de Peças Artísticas, que atestam a vasta utilização da Pedra de Ançã ao longo dos séculos.

Inaugurado em 20 de Outubro de 2001, o Museu da Pedra está instalado num edifício do século XVIII que foi recuperado propositadamente com vista à sua utilização museológica.

O Museu tem promovido atividades dirigidas para diversos públicos, sendo sempre o tema de fundo a Pedra.

Na sua breve existência, este museu tem estabelecido vários protocolos de cooperação com instituições museológicas das quais se destacam o Museu Nacional Machado de Castro e o Museu Nacional de História Natural.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Cantanhede
Director(a):
Maria Carlos Chieira Pêgo
Endereço:
Largo Cândido dos Reis, 4 - 3060-174 Cantanhede
GPS:
Lat: 40,34630572415256 Long: -8,591142388360595
Telf(s):
+351 231 423 730
Fax(s):
+351 231 423 732
E-mail:
museudapedra@cm-cantanhede.pt
Site:
http://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Content/?MID=7&ID=1744&MIID=287

Comboios: Linha da Figueira da Foz-Coimbra
Autocarros urbanos: A partir de Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz

Estacionamento: Estacionamento próximo de Museu.

Terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Sábado e domingo das 14h00 às 19h00.

Encerrado ao público à segunda-feira e feriados.

Ingresso

Gratuito

Acolhimento

Receção

Exposição permanente Evolução e História do Concelho; Geologia/Paleontologia; Exploração e Trabalho da Pedra

Centro de Documentação / Biblioteca

Auditório com 80 lugares

Sala lúdico-pegagógica

Sala "Museu-Vivo"

Jardim

Atividades: visitas guiadas, diárias; actividades desenvolvidas de acordo com o tema “A Pedra”; seminários / colóquios / debates relacionados com a temática do museu.

Responsável: Carlos Gregório

Tel.: 231 423 730

• Catálogo “Trabalhos em Curso 1951-2001. Escultura em Pedra” Mestre João Cutileiro • Catálogo da Exposição promovido pelo Museu da Pedra/GTL “Património Imóvel de Ançã e Pocariça” • Desdobrável do Museu da Pedra (português, inglês, francês e espanhol) • Desdobrável da exposição de escultura "Cabeças 2ª Série" de José Plácido • Desdobrável da exposição de escultura "Olhar P'ra Dentro Olhar P'ra Fora" de Carlos Lourenço • Catálogo da exposição de escultura e pintura de Armando Martínez e Xosé Rivada "Contactos".

Última actualização: 25 Fevereiro 2015

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC