Saltar para o conteúdo principal da página

Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria

O Museu da Música Portuguesa é uma instituição tutelada pela Câmara Municipal de Cascais, cujo acervo fundador reúne os espólios de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça. Instalado na Casa Verdades de Faria, da autoria do arquiteto Raúl Lino, o Museu pretende constituir-se como um espaço cultural de referência para o estudo, discussão e problematização das questões associadas à Identidade Musical. Tendo por missão conservar, preservar, estudar e promover os espólios que lhe estão confiados no sentido de valorizar a sua apresentação pública, contribuindo para um enriquecimento do enquadramento histórico e cultural da música portuguesa sobretudo nos séculos XX e XXI.

As coleções que integram o Museu da Música Portuguesa resultaram da atividade das suas duas figuras tutelares e da política de incorporações do museu. Refletem a cultura e a atividade musical, artística e política do século XX português. Abrangem áreas da música, musicologia e etnomusicologia, etnografia, história, literatura, artes plásticas e decorativas.

São referência a coleção de instrumentos musicais populares portugueses, a coleção de objetos etnográficos relativos ao linho e à arte pastoril, ambas fruto da recolha de Giacometti, uma coleção de artes plásticas e decorativas, que integra um conjunto de quadros e objetos pessoais de Lopes-Graça, o mobiliário histórico e estatuária da Casa Verdades de Faria, assim como o seu património integrado - azulejos, frescos e cantarias. A coleção documental inclui os fundos Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça, com as bibliotecas pessoais, partoteca, as recolhas de campo e bibliográficas de Giacometti, a Obra Musical de Fernando Lopes-Graça, vasta correspondência, fotografias, dossiers de imprensa, programas de concerto. Por último destacamos a biblioteca de música portuguesa do maestro Álvaro Cassuto.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Município de Cascais
Director(a):
Catarina Roquette (coordenadora)
Endereço:
Avenida de Sabóia 1146, Monte Estoril - 2765-580 Estoril
GPS:
Lat: 38,70971919999999 Long: -9,405322899999987
Telf(s):
+ 351 21 4815901
Fax(s):
+351 214825091
E-mail:
mmp@cm-cascais.pt
Site:
http://mmp.cm-cascais.pt/

Comboios: Acesso a partir da Estação do Monte Estoril (CP: linha Lisboa-Cascais).
Autocarros urbanos: autocarros da Scotturb n.ºs: 418 (Estoril-Portela de Sintra), 456 (Rio de Mouro – Estoril), 412 (Cascais – Estoril).

Estacionamento: Estacionamento próximo do Museu.

Acessibilidade: O Museu tem elevador para pessoas com mobilidade especial.

Museu: Terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Centro de Documentação: quintas e sextas-feiras das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. 

Ingresso

Gratuito

Acolhimento

Receção e Loja

Exposição permanente: "Colecção de Instrumentos Musicais de Michel Giacometti"

Centro de documentação / Biblioteca

Responsável Conceição Correia

Contacto direto: 21 4815941

Auditório com 70 lugares

Atividades e destinatários: visitas guiadas, visitas/oficina, concertos comentados, jogos de pista, concertos, ações de formação, conferências. Destinatários: público escolar, sénior, famílias, público com necessidades especiais e o público em geral.

Responsável: Ana Margarida Antunes

Tel.: + 351 214 815 951

Edições do Museu: Michel Giacometti : Caminho para um museu, Cascais, Câmara Municipal, 2004, Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria : Roteiro. Cascais, Câmara Municipal, 2005 Michel Giacometti : 80 anos, 80 imagens. Cascais, Câmara Municipal, 2010

Edições do Prémio Lopes-Graça de Composição: Quarteto de cordas de Luís Tínoco. [Partitura musical]. Cascais, Câmara Municipal, 1995 Coda de Sérgio Azevedo. [Partitura musical]. Cascais, Câmara Municipal, 1997 Aspetto de Sérgio Azevedo. [Partitura musical]. Cascais, Câmara Municipal, 1998 Canções populares portuguesas de Carlos Marecos. [Partitura musical]. Cascais, Câmara Municipal, 1999 Cinco Miniaturas de Carlos Marecos. [Partitura musical]. Cascais, Câmara Municipal, 2000 Plurabelle de Vasco Mendonça. [Partitura musical]. Cascais : Ava, Musical Editions, Câmara Municipal de Cascais, 2009 Cinco Miniaturas de Miguel Duarte Oliveira. [Partitura musical]. Cascais : Ava, Musical Editions, Câmara Municipal de Cascais, 2009

Obra de Fernando Lopes-Graça: Página esquecida; Três canções populares portuguesas; Adagio ed Alla danza : violoncelo e piano [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 1996 Deux airs : flauta solo [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 1998 Prelúdio e fuga : violino solo : [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 1998 Nove danças breves; Oito bagatelas : piano [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 1997 Canciones terras altas : canto e piano [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 1999 Sonatina; Quatro peças para guitarra : guitarra solo [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 1999 Música de piano para as crianças : piano [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 1999 As mãos e os frutos; Mar de Setembro : canto e piano [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 2000 Variações sobre um tema popular português; Prelúdio, canção e dança; Três epitáfios : piano [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 2000 Canções populares portuguesas : vol II : canto e piano [Partitura musical]. Lisboa : Musicoteca; Câmara Municipal de Cascais, 2000.

TM 17junho14 = IMC pq museu não respondeu atualizações

Última actualização: 14 Agosto 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC