Saltar para o conteúdo principal da página

Museu da Luz

O Museu da Luz afirma-se como singular espaço de cultura, arte e identidade. De interpretação e de criação, partindo da transfiguração do lugar e da paisagem, dos valores patrimoniais – materiais e imateriais - e da experiência social de mudança decorrente do projeto da barragem de Alqueva, em particular na aldeia da Luz – que foi reconcebida em novo lugar. Instalado junto à água, este bloco de xisto que se levanta do chão é lugar de encontro de vivências e de experiências do presente com o passado, no sítio emblemático da nova aldeia da Luz.

O acervo do Museu da Luz é constituído por coleções representativas da história e património cultural da região. A coleção de natureza etnográfica foi doada pelos habitantes da Aldeia da Luz, no âmbito do processo de constituição do Museu conduzido por Benjamim Pereira. As coleções arqueológicas são provenientes das escavações efetuadas pela EDIA, S.A., no âmbito do Plano de Minimização de Impactes Patrimoniais, prévio ao enchimento da Barragem de Alqueva. O acervo audiovisual tem a sua génese no processo de constituição do Museu e da mudança da comunidade para a nova aldeia da Luz, sendo continuamente fomentado. O Museu preconiza exposições de cariz artístico partindo dos temas que o caracterizam.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA, S.A.)
Director(a):
Maria João Lança
Endereço:
Largo da igreja de Nossa Sra. da Luz - 7240-100 Luz Mourão
GPS:
Lat: 38,3442041 Long: -7,381626399999959
Telf(s):
+351 266 569 257
Fax(s):
+351 266 569 264
E-mail:
infomuseudaluz@edia.pt

Como chegar: A partir de Évora seguir a direção Reguengos de Monsaraz, Mourão, Luz. Do Sul, seguir na direção de Beja, Moura, Póvoa de S. Miguel, Luz ou Beja, Portel, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Luz.

Estacionamento: Estacionamento no Largo do Museu

Acessibilidade: O edifício dispõe de condições de acessibilidade para receber pessoas com mobilidade reduzida (rampas e instalações).

Terça-feira a domingo

Inverno (outubro a maio): de terça-feira a domingo - das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Verão (junho a setembro): de terça-feira a doming - das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30.

Encerra ao público às segundas-feiras, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, primeiro domingo de setembro, 25 de dezembro.

 

Ingresso

Bilhete normal - €2,00

Isenções:

domingos e feriados até às 13h
menores de 15 anos
desempregados
habitantes no concelho de Mourão
membros APOM e ICOM

Descontos:

Desconto 50%:
bilhete Família: 2 adultos + 2 ou mais filhos com 15 a 25 anos
estudantes e jovens entre os 15 e os 25 anos
reformados ou maiores de 65 anos
professores e alunos integrados em visitas de estudo
portadores de Cartão Jovem

Loja com publicações e artigos de merchandaisng;

Cafetaria;

Aluguer de bicicletas e de canoas.

Serviços Educativos

Responsável pela programação e implementação de um conjunto de ações dirigidas ao público escolar e ao público em geral, destacando-se o turismo cultural, séniores e a comunidade local e concelhia. Estas atividades incluem visitas orientadas ao museu, às exposições e à coleção; passeios e percursos para descoberta do espaço, paisagem, património rural e grande lago de Alqueva; oficinas pedagógicas relacionadas com a exposição de longa duração e com as exposições temporárias. Organiza as ‘Férias no Museu’, para públicos em idade escolar (Páscoa e Verão), para além de diversos eventos de dinamização organizados e divulgados anualmente. Promove o confronto geracional em projetos educativos que cruzam as diferentes faixas etárias sob um mesmo tema.

Responsável: Raquel Faria

Email: rfaria@edia.pt 

Consulte a lista atualizada em: http://www.museudaluz.org.pt/405000/1/index.htm 

 

Actualizado em 18 de junho de 2014, informação fornecida pelo museu em 16 de novembro de 2013

 

 

Última actualização: 09 Outubro 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC