Saltar para o conteúdo principal da página

Museu da Chapelaria

O acervo do Museu da Chapelaria é constituído por espólio industrial proveniente de empresas locais e doações particulares, datado das primeiras cinco décadas do séc. XX - máquinas e ferramentas do fabrico do feltro e dos chapéus, material de escritório, mostruários, matérias-primas, feltros e chapéus e mobiliário. O museu dispõe também de uma significativa coleção de testemunhos orais de ex-patrões, ex-operários e comerciais desta indústria. No centro de documentação estão arquivados cerca de 30.000 documentos da Empresa Industrial de Chapelaria e da Empresa Vieira Araújo, referentes ao século XX (entre as décadas de 20 e 70).

Em 1996/97 o Município de S. João da Madeira adquire espólio da chapelaria e o imóvel da Empresa Industrial de Chapelaria. Estas aquisições foram a base para o desenvolvimento do projeto museológico e arquitetónico que foi candidatado a financiamento do III QCA, tendo esta candidatura sido aprovada. Em 2002/03 decorre o estudo de coleções (projetos financiados pela RPM). Realizam-se várias ações junto da comunidade (reuniões, parcerias e desenvolvimento de projetos, exposições dentro e fora do concelho, visitas às fábricas, notícias e reportagens na imprensa). Em 2004 são promovidos projetos de investigação (carregamento da base de dados e disponibilização on-line), conservação preventiva e restauro, comunicação com os públicos e instalação do Museu. Em 2005 o museu abre ao público tendo em pleno funcionamento todos os seus serviços.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de S. João da Madeira
Director(a):
Suzana Menezes
Endereço:
Rua Oliveira Júnior, n.º 501, 3700-024 S. João da Madeira
GPS:
Lat: 40,90259976453712 Long: -8,497280563012737
Telf(s):
+351 256 201 680
Fax(s):
+351 256 201 689
E-mail:
museu.chapelaria@gmail.com

Autocarros urbanos: Paragem frente à entrada principal do Museu.

Acessibilidade: Elevador e rampas de acesso ao edifício.

Terça a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Domingos e feriados das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.

Encerra à segunda-feira.

Ingresso

Museu e exposições temporárias - 1,50€

Parque de estacionamento - gratuito

Isenções:

Domingos entre as 10h00 e as 13h00
Naturais ou residentes em S. João da Madeira (com comprovativo)
Alunos de escolas de S. João da Madeira (com comprovativo)
Ex-operários da indústria da chapelaria (com comprovativo)
Sócios da Associação dos Amigos do Museu

Descontos:

visitas pré-agendadas (48h) para grupos superiores a 10 pessoas - 1,00€

Receção e Loja

Exposição permanente com o tema “A cadeia operatória da produção de chapéus”

Sala de exposições temporárias

Sala dos Usos Sociais

Sala Multimédia

Sala de Serviço Educativo;

Auditório - com 100 lugares, está equipado com projector e PC e tem acesso à internet

Centro de documentação / biblioteca

Responsável Joana Galhano / Contacto directo 256 201 680

Área(s) de especialização temática: Um vasto espólio documental proveniente de antigas empresas do ramo da chapelaria, calçado e metalurgia, e ainda de doações particulares. Este abrange as múltiplas áreas que compõem a atividade de uma empresa, como a administrativa, a comercial, a publicitária e de cadeia operatória.

O Centro de Documentação possui ainda um núcleo bibliográfico cuja temática se centra na área da museologia, dos chapéus e da indústria de chapelaria. 

Cafetaria e restaurante

Acesso wireless

O Serviço Educativo e de Animação estabelece a ligação e a comunicação permanente com os públicos do museu, contextualizando os visitantes no espaço e tempo da produção dos chapéus. Recorrendo a abordagens sensoriais e experimentais das coleções, os programas educativos abordam temas como a cidade, as pessoas e os chapéus, existindo programas específicos para todo o tipo de públicos (incluindo o público sénior e públicos com necessidades especiais).

O Serviço Educativo e de Animação promove visitas orientadas com exploração pedagógica ao museu e ao Património industrial do Concelho, concebe e estrutura Itinerários Culturais, promove e organiza Oficinas Temáticas, estrutura um calendário de atividades permanentes que contempla a celebração de datas comemorativas, ações de sensibilização e dinamização dos espaços patrimoniais, participa na conceção de exposições temporárias, apoia e promove o desenvolvimento de projetos escolares, promove ações específicas com públicos específicos, regista os ingressos dos utentes do Serviço Educativo, com vista a um conhecimento rigoroso dos públicos e realiza as respetivas estatísticas de públicos.

Responsáveis: Joana Galhano e Tânia Reis / Contacto directo: 256 201 680 

. Brochura do Museu da Chapelaria de S. João da Madeira. (s.a.). S. João da Madeira: Museu da Indústria de Chapelaria e Câmara Municipal de S. João da Madeira; . Do Projecto às Colecções. (2003). S. João da Madeira: Museu da Indústria da Chapelaria e Câmara Municipal de S. João da Madeira; . LEMOS, Aníbal. Imagens do Fim e do Princípio. (2001). S. João da Madeira: Câmara Municipal de S. João da Madeira; . Livro de Actas das I Jornadas de Museologia da Indústria da Chapelaria. (2001). S. João da Madeira: Câmara Municipal de S. João da Madeira; . World Press Cartoon. Prémios 2005, 2006, 2007. (2007). (s.l): World Press Cartoon.

TM 16junho14 - informação enviada pelo museu em 26nov13

corrigido a 24 junho14, de acordo com email retificativo enviado pelo museu

Última actualização: 10 Maio 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC