Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

O acervo do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas é composto maioritariamente por coleções de arqueologia provenientes, quase na totalidade, das diversas estações arqueológicas existentes no Concelho de Sintra. O conjunto do espólio arqueológico constitui-se em dois núcleos próprios, designadamente o acervo lapidar - onde se inclui a coleção epigráfica, de temática religiosa e funerária, atribuível aos períodos romano, medieval e moderno - e as coleções de peças arqueológicas que evocam o quotidiano das comunidades que se fixaram na região sintrense desde o Paleolítico. Merece especial destaque o conjunto de epigrafia latina que individualiza este espaço museológico dos seus congéneres nacionais.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas remonta as suas origens a meados do século XVI, quando por iniciativa de alguns eruditos, entre os quais se destaca Francisco d’Ollanda, se começa a concentrar em torno da Ermida de São Miguel de Odrinhas, uma importante coleção de inscrições romanas provenientes dos campos circundantes.

Em 1955, por iniciativa de Joaquim Fontes, decide a Câmara Municipal de Sintra empreender a construção de um pequeno imóvel que albergasse o importante conjunto patrimonial que até então se tinha conseguido reunir. Fruto da herança patrimonial legada pelo antigo Museu de Odrinhas e pela extinta Secção de Arqueologia do Museu Regional de Sintra, a 11 de Setembro de 1999 foi inaugurado o novo Museu, concretamente a secção lapidar denominada “O Livro de Pedra”.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Sintra
Director(a):
José Cardim Ribeiro
Endereço:
Avenida Prof. Dr. Fernando de Almeida, Odrinhas - 2705-739 São João das Lampas
GPS:
Lat: 38,8868564 Long: -9,366399000000001
Telf(s):
+ 351 21 960 95 20
Fax(s):
+ 351 21 960 95 29
E-mail:
dcul.masmo.divulgacao@cm-sintra.pt
Site:
http://museuarqueologicodeodrinhas.cm-sintra.pt/

Como chegar: Estrada Nacional 247 (Sintra-Ericeira), cruzamento para São Miguel de Odrinhas.
Autocarros urbanos: Autocarros da Mafrense, percurso Portela de Sintra-Ericeira, saindo na paragem da Barreira.

Terça-feira a Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Todas as visitas ao Museu são guiadas, mediante marcação prévia (visitas escolares e de grupos organizados).

Encerrado ao público ao domingo, segunda-feira e nos feriados de 1 de janeiro, sexta-feira Santa, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

Ingresso

Bilhete Normal - 2,00€

Isenções:

Crianças até aos 14 anos

Descontos:

Grupos organizados, Cartão Jovem e pessoas com + de 65 anos - 1,00 €

Acolhimento

Receção, livraria, loja e cafetaria

Exposição permanente “O Livro de Pedra”/Epigrafia: secção lapidar do Museu, distribuída por sete salas temáticas, onde se pode observar um conjunto de pedras tumulares, sarcófagos, estelas, altares e lintéis, desde a época etrusca à Idade Moderna, com especial relevância para a colecção de lápides romanas epigrafadas

Serviços educativos

Centro de documentação / Biblioteca

Auditório com 100 lugares

Atividades para crianças dos 5 aos 14 anos.

Todas as visitas ao Museu são guiadas.

O Museu dispõe de uma publicação periódica - Revista "Sintria". Encontra-se, também, disponível ao público uma brochura divulgativa da exposição permanente.

TM 18junho14 - informação IMC confirmada pelo museu em 11fev14

Última actualização: 13 Abril 2016

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC