Saltar para o conteúdo principal da página

Museu Anjos Teixeira

O Museu Anjos Teixeira conserva o legado artístico de dois grandes escultores portugueses contemporâneos – Artur Anjos Teixeira e Pedro Anjos Teixeira. Tendo atualmente exposta grande parte da obra dos dois escultores (mármores, gessos, bronzes, maquetas, desenhos, esboços e modelos), funcionou como Casa-Museu-Atelier onde era possível ver trabalhar o escultor Mestre Pedro.

A 24 de Setembro de 1974, Pedro Augusto dos Anjos Teixeira (1908-1997) legou oficialmente à edilidade todo o seu espólio e, ainda, uma boa parte das obras de seu pai, Artur Augusto dos Anjos Teixeira (1880-1935), ficando a obra de dois Mestres escultores contemporâneos reunida no mesmo espaço, o qual foi aberto ao público em 1976.

Em 1974, o Mestre Pedro Anjos Teixeira passou a residir neste edifício, tendo-se tornado este espaço Casa-Museu Atelier, transformando-o num estabelecimento com características próprias, pois era possível ver trabalhar e criar “ao vivo” um dos maiores escultores portugueses contemporâneos. Desde então, durante o período de 1977 a 1992, Mestre Pedro passou a dar aulas no atelier tornando este espaço museológico mais frequentado e visita obrigatória a apreciadores da Escultura Portuguesa Contemporânea.

Neste museu, está exposta grande parte da obra dos dois escultores (mármores, gessos, bronzes, maquetas, desenhos, esboços e modelos). Destacam-se os trabalhos figurativos de temática humana e animal, com especial realce para as representações dos homens e mulheres do povo, fixados pelos dois escultores nas suas diversas profissões, atitudes e trajos característicos.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Sintra
Director(a):
Elisabete Simões (Coordenadora)
Endereço:
Azinhaga da Sardinha, Rio do Porto, 2710-631 Sintra
GPS:
Lat: 38,796953533150344 Long: -9,387374866287814
Telf(s):
+ 351 219 238 827
E-mail:
dcul.museu.ateixeira@cm-sintra.pt

Comboios: Lisboa-Sintra

Estacionamento: Rio do Porto

Terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00;

Sábados e domingos das 12h00 às 18h00.

Encerrado ao público à segunda e feriados.

Ingresso

Entrada 1€ (desconto Munícipes, Cartão Jovem, Estudantes e Reformados – 0,50€)

Acolhimento

Centro de Documentação / Biblioteca - Especialização em fotografia e acervo documental. 

Responsável: Irene Lima Arrais de Castro. 

Exposição permanente: A obra escultórica de Artur Anjos Teixeira e Pedro Anjos Teixeira, pai e filho.

Serviços Educativos.

Atividades: Visitas orientadas, visitas dramatizadas, ateliês pedagógicos, exposições temporárias, Noites nos Museus.

• Anatomia Artística do Homem & Comparada dos Animais, Pedro Augusto dos Anjos Teixeira, 1983; • Catálogo Anjos Teixeira - Vida e Obra, 2005; • Tecnologias da Escultura de Pedro Anjos Teixeira (reedição), 2006; • O Escultor, as Aves e o Sonho, José Jorge Letria e ilustração de André Letria, 2005.

ficha completa

Actualizado em: 24 maio 2017

Última actualização: 24 Maio 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC