Saltar para o conteúdo principal da página

Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio

Instalada num edifício dos anos 50, da autoria do arquiteto José Carlos Loureiro, a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio apresenta, em permanência, o espólio de Marta Ortigão Sampaio (1897-1978), sobrinha-neta do escritor Ramalho Ortigão, doado à Câmara Municipal em 1978, no qual se incluem as coleções de Pintura, Mobiliário e Joalharia.

A coleção de pintura conta com obras dos séculos XIX e XX, de Silva Porto, Artur Loureiro, Marques de Oliveira, Sousa Pinto, Carlos Reis, Malhoa, Roque Gameiro, Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa, estas últimas tias maternas da doadora. A paisagem, a figura e a natureza morta são géneros amplamente representados. 

A coleção de joalharia apresenta cerca de três centenas de peças de joalharia dos séculos XVIII ao XX, numa expressão das influências que o ouro e os diamantes do Brasil tiveram sobre esta arte, bem como de modelos posteriores de feição erudita ou popular, com recurso a uma variada gama de metais e pedras preciosas. 

Noutras áreas da Casa-Museu mostram-se o mobiliário, do qual fazem parte exemplares indo-portugueses, dos séculos XVIII, XIX e XX, e peças decorativas que pertenceram a Marta Ortigão Sampaio em evocação do ambiente burguês em que viveu ao longo do século XX, colecionando objetos de tendências e épocas muito diversas.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal do Porto
Director(a):
Pedro Costa Pinto
Endereço:
Rua Nossa Senhora de Fátima, 291-299, 4050-428 Porto
GPS:
Lat: 41,15934004086732 Long: -8,625544759524473
Telf(s):
+351 226 066 568
Fax(s):
+351 226 057 001
E-mail:
museumartaortigao@cm-porto.pt

Autocarros urbanos: 600 e 601 (Paragem Oliveira Monteiro), 203, 303 (Paragem N.ª S.ª de Fátima) e todas as carreiras que param na rotunda da Boavista
Metro: Paragem Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Casa da Música

Estacionamento: Estacionamentos próximos: Parque Brasilia e Parque Avenida da Boa Vista

Acessibilidade: Acesso a cadeira de rodas

Terça a sábado das 10h00 às 17h00; Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Encerrado ao público segunda-feira e feriados. Acesso condicionado à Biblioteca, mediante marcação prévia.

Ingresso

Bilhete Normal: 2,20€

Isenções:

Entrada gratuita para estudantes, professores, pessoas com deficiências, pessoas com mais de 65 anos, reformados, portadores de Cartão Jovem e Passe Porto, membros do ICOM da APOM.
Entrada gratuita aos sábados e domingos para o público em geral.

Acolhimento

Receção/loja

Jardins

Exposição permanente “Pintura dos séculos XIX e XX, joalharia e artes decorativas”

Centro de Documentação / Biblioteca

Responsável: Pedro Costa Pinto

Serviços Educativos

Atividades: visitas orientadas, oficinas lúdico-pedagógicas, oficinas temáticas, “Dossiers” temáticos para professores e “Kit” (mala pedagógica) subordinado ao tema “Os diferentes materiais e técnicas de pintura”.

Público-alvo: Infantários e Ensino Pré-Escolar, Ensino Básico (3.º Ciclo) e Ensino Secundário. Os grupos escolares podem ser recebidos, mediante marcação prévia.

Responsável: Isabel Andrade

• Flórido Vasconcelos - Pintores Contemporâneos de António Carneiro na Colecção S.O.S.S., Porto: C.M.P., 1993 [Catálogo de exposição temporária de pintura na Casa Oficina António Carneiro do espólio doado por Marta Ortigão Sampaio] • Casa Museu Marta Ortigão Sampaio – Exposição da Colecção de Pintura. Porto: C.M.P., 1996 [Catálogo da colecção de pintura exposta em permanência na Casa Museu] • Gonçalo Vasconcelos e Sousa - Colecção de Jóias – Marta Ortigão Sampaio. Porto: C.M.P., 1997 [Catálogo da colecção de jóias exposta em permanência na Casa Museu] • 9 postais - Colecção com reproduções de obras de pintura pertencentes à Casa Museu. • 9 postais - Colecção com reproduções de jóias pertencentes à Casa Museu. • Regulamento das Bolsas Aurélia de Sousa e Teixeira Lopes • Vídeo sobre a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, Porto, Realização e Montagem “Sinal Vídeo”, 1999. • Exposição dos Premiados Aurélia de Sousa e Teixeira Lopes 1999-2000-2001, Porto: C.M.P., 2002.

Actualizado em: 21março2014.

ficha completa!!!!!

Última actualização: 13 Abril 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC