Saltar para o conteúdo principal da página

Casa-Museu Guerra Junqueiro

A Casa-Museu Guerra Junqueiro recria os ambientes da casa onde viveu o poeta e apresenta das mais notáveis coleções de artes decorativas da cidade do Porto – mobiliário, ourivesaria, torêutica, têxteis, cerâmica, vidros.

Situada na Rua D. Hugo, fica a casa do cónego magistral da Sé do Porto, Domingos Barbosa.  Esta casa nobre, datada do 2º quartel do século XVIII, que dá ao Porto um barroco com características muito próprias, foi inaugurada como casa museu em 1942, com o objectivo de evocar a figura de Guerra Junqueiro e recriar o ambiente privado da sua residência.

A Casa-Museu Guerra Junqueiro apresenta das mais notáveis coleções de artes decorativas, nacionais e estrangeiras, da cidade - mobiliário, ourivesaria, torêutica, têxteis, cerâmica, vidros - que abrangem períodos compreendidos entre o século XV e XIX. Estas colecções, bem como o edifício, resultam da doação feita pela filha do Poeta, Maria Isabel Guerra Junqueiro de Mesquita Carvalho, e pela mulher, Filomena Augusta Guerra Junqueiro, à Câmara Municipal do Porto. As coleções foram complementadas por aquisições feitas pelo município e por um depósito suplementar das doadoras. A colecção de escultura, portuguesa e estrangeira, e parte da colecção da arte do metal (cruzes, turíbulos, almofarizes) constituem um depósito suplementar do Museu Nacional de Arte Antiga, um legado do Poeta. 

O edifício foi requalificado, em 1996, pelo arquitecto portuense Alcino Soutinho que o dotou de salas de exposições temporárias, loja, cafetaria e um pátio exterior onde se pode apreciar a escultura do Poeta, criação do  mestre Leopoldo de Almeida.

No pequeno jardim em frente ao Museu, encontra-se uma escultura em bronze do Mestre Leopoldo d’Almeida, datada de 1970, que imortaliza o poeta.

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal do Porto
Director(a):
Ana Clara Silva
Endereço:
Rua D. Hugo, 32, 4050-305 Porto
GPS:
Lat: 41,14251580351557 Long: -8,610569596295136
Telf(s):
+351 222 003 689
Fax(s):
+351 222 086 029
E-mail:
museuguerrajunqueiro@cm-porto.pt
Site:
http://www.cm-porto.pt/

Comboios: Estação de S. Bento
Autocarros urbanos: Diurnas: SCAT (Sé Catedral), 207, 303, 400, 904, 905 e ZH (Lgº 1.º Dez.); 202, 207, 303, 400, 500, 900, 901, 904, 905, 906 e ZH (São Bento); 22 (Pçª da Liberdade)
Eléctricos: Estação de S. Bento
Metro: Estação de S. Bento

Estacionamento: Parque de D. João I (Praça de Dom João I)

Acessibilidade: Acesso para cidadãos com mobilidade condicionada a todos os locais públicos da Casa Museu

Segunda a sábado das 10h00 às 17h30. Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Ingresso

Bilhete Normal: 2,20€

Isenções:

Entrada gratuita para crianças até aos 14 anos, alunos e professores de qualquer grau de ensino, adultos com mais de 65 anos, sócios do ICOM, da APOM e portadores do Passe Caloiro e Passe Porto.
Entrada gratuita aos sábados e domingos.

Descontos:

Portadores de Cartão Jovem e Sócios da Associação de Hotelaria de Portugal beneficiam de redução de 50%

Exposições permanentes e temporárias

Serviço Educativo

Cafetaria

Maletas pedagógicas

Exposição Itinerante

Auditório (Sala de conferências com cerca de 40 lugares)

Actividades: Visitas orientadas, oficinas lúdico-pedagógicas, “Pedipaper”, roteiros para crianças e famílias, malas pedagógicas com os seguintes temas: “Cerâmica chinesa do séc. XVI–XVII”,“Especiarias vindas de Cochim no séc. XVI“, “Breve História do Açúcar”, “As bebidas exóticas e as artes decorativas. O chá, o café e o chocolate” (exposição itinerante). Temas específicos para crianças dos 5 aos 10 anos e para adolescentes e adultos.

 

Edições relacionadas com as coleções: • Maria da Luz Paula Marques - Ourivesaria Civil Portuguesa da Casa Museu Guerra Junqueiro. Porto: C.M.P., 1987. • Casa Museu Guerra Junqueiro. Porto: C.M.P., 1992. • Olivier R. Impey - Cerâmica do Extremo Oriente. Porto: C.M.P., 1992. Postais: • Coleção de Postais – Pratas. Porto: C.M.P., s/d. • Coleção de Postais – Cadeiras. Porto: C.M.P., s/d. • Coleção de Postais – Mobiliário. Porto: C.M.P., s/d. • Coleção de Postais – Alabastros da Escola Flamenga – obras do MNAA em depósito na Casa Museu Guerra Junqueiro. Porto: C.M.P., s/d. • Catálogos de exposições temporárias: • Cruz Caldas, ilustrador e caricaturista. Textos de Viale Moutinho e Fernando de Araújo Lima. Porto: C.M.P., 1998. • Alguns Percursos – Fotografia de Rui Luís Romão. Textos de Mário Cláudio. Porto: C.M.P., 2000. • Guerra Junqueiro. Obra Ilustrada. Porto, C.M.P., 2000. • Laura Costa. Ilustrações para Guerra Junqueiro [desenhos para colorir]. Porto: C.M.P., 2000. • Faianças Portuguesas. Colecção Ricardo Espírito Santo. Porto: C.M.P., 2001 • Ourivesaria do Porto do Século XX. Porto: C.M.P., 2001. • CALADO, Rafael Salinas – Faiança Portuguesa da Casa-Museu Guerra Junqueiro. Século XVII-XVIII. Porto: C.M.P., 2003. • Museus da Câmara Municipal do Porto, Recordação Ilustrada ads Coleções. Porto: CMP, 2013.

Última actualização: 17 Abril 2017

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC