Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Formação RPM

2022

Ciclo de Webinars "Património Cultural na Web: Presença Online dos Museus"
Parceria entre a Direção Geral do Património Cultural e o Arquivo.pt (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.).
junho 2022
Ciclo composto por três Webinars autónomos, que tem por objetivos apresentar os serviços do Arquivo.pt e disseminar a sua utilização para que a informação publicada na web pelos museus faça parte da sua história e possa, também, ser preservada e explorada por qualquer cidadão. Num momento em que muitos museus reconfiguram a sua presença na web através da criação de novos e mais acessíveis sites, importa também conhecer as ferramentas que permitem preservar a memória da sua presença na web, bem como conhecer boas práticas para que a informação hoje publicada seja preservada no futuro.
Webinar 1: O Arquivo.pt e a preservação da memória digital
Webinar que motiva para a importância da preservação da memória digital e apresenta os serviços disponibilizados pelo Arquivo.pt que estão acessíveis a qualquer cidadão ou organização. 


Formador: Daniel Gomes, Gestor do Arquivo.pt
Daniel Gomes iniciou e lidera o serviço Arquivo.pt na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-FCCN). É investigador na área de sistemas de informação baseados na web desde 2001. Os seus principais interesses são preservação digital, usabilidade e ciência aberta.
linkedin.com/in/daniel-gomes-827715/
 
 
Webinar 2: Bem publicar, para bem preservar
Webinar que trata das boas práticas necessárias para que um website seja preservável. Apresenta recomendações técnicas de publicação na Web para que a sua informação digital não se perca e possa ser preservada para acesso futuro.


Formador: Pedro Gomes, Responsável pelas recolhas do Arquivo.pt
Pedro Gomes é desenvolvedor no Arquivo.pt na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-FCCN) e está encarregue da recolha dos sites e da análise dos dados. É mestre em Engenharia de Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.
 
Webinar 3: Arquivar a Web: faça-você-mesmo!
Webinar que apresenta como é preservada a informação cultural de índole municipal e nacional publicada na Web. Demonstra através de casos práticos como qualquer pessoa pode arquivar informação publicada na web num formato adequado que permitirá a sua preservação para o futuro utilizando ferramentas gratuitas. 


Formador: Ricardo Basílio, Curador digital do Arquivo.pt
Ricardo Basílio é curador digital no Arquivo.pt no âmbito do projeto ROSSIO desde setembro de 2018, tendo criado exposições temáticas que reúnem milhares de artefactos históricos preservados da Web. É responsável pela formação do Arquivo.pt e organiza o “Café com o Arquivo.pt” desde março de 2020. É mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. linkedin.com/in/ricardo-bas%C3%ADlio-9bba0041/ 

2021

Integrando a linha de ação estratégica de Formação da Rede Portuguesa de Museus, que tem por objetivo contribuir para a qualificação do tecido museológico nacional, apresenta-se, para o segundo semestre de 2021, o Programa de Formação RPM, dirigido a profissionais de museus, dando prioridade a técnicos de museus que integrem a RPM.

Deste Programa fazem parte quatro ações, duas a ser realizadas em ambiente digital e duas em formato presencial. 

As ações a realizar em ambiente digital: “Conceção e criação de recursos digitais” e “Mediação online em tempo real - Práticas criativas com ferramentas digitais”, têm como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os diferentes formatos de recursos digitais existentes e suas possibilidades de utilização ao nível da comunicação e mediação. 

As ações presenciais terão como temas “Parcerias estratégicas nos museus RPM” e “Reservas - Aspetos práticos de gestão e manutenção”.

PROGRAMA

Para informação e inscrições contactar:
formacaoRPM@dgpc.pt


2019

Integrando a linha de ação estratégica de Formação da Rede Portuguesa de Museus, que tem por objetivo contribuir para a qualificação do tecido museológico nacional, apresenta-se, para o segundo semestre de 2019, o Programa de Formação RPM , dirigido a profissionais de museus, dando prioridade a técnicos de museus que integrem a RPM.

Além das sessões de formação de um só dia sobre Acessibilidades e Armas de Fogo, o programa do 2º semestre será constituído por 5 ações de formação que decorrerão, entre setembro e novembro, em diferentes localidades do país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.

As temáticas das ações programadas – Marketing e Comunicação em Museus; Museus e Desafio Digital; Museus, Acessibilidade e Inclusão; Reservas Museológicas; Atendimento e Acolhimento de Públicos - correspondem a necessidades formativas identificadas pelos museus da RPM, em 2018, e a áreas nucleares da atividade museológica.

As pré-inscrições nos cursos podem ser efetuadas através da ficha de inscrição para o email formacaoRPM@dgpc.pt e qualquer esclarecimento deverá ser contactada a Dra. Ana Sabino (anasabino@dgpc.pt) ou a Dra. Rosa Fragoso (rosafragoso@dgpc.pt) – 21 361 42 00.

Sessões de Formação de Um Só Dia

Armas de Fogo em Contexto Museológico

Avaliação da Acessibilidade nos Museus RPM


2018

Com o intuito de dar continuidade à linha de ação estratégica da Rede Portuguesa de Museus que tem por objetivo contribuir para a qualificação do tecido museológico nacional, a Direção-Geral do Património Cultural organiza, em 2018, mais um programa de formação dirigido a profissionais de museus, dando prioridade a técnicos de museus que integrem a RPM. 

O programa é constituído por 5 ações de formação que decorrerão, entre setembro e novembro, em diferentes localidades do país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. 

As temáticas das ações programadas – Desenho de Exposições e Museografia, Segurança em Museus, Conservação Preventiva, Museus e Coleções: disponibilização de conteúdos online, Educação e Serviços Educativos em Museus - correspondem a necessidades formativas identificadas pelos museus da RPM, em 2017, e a áreas nucleares da atividade museológica. 

A realização das ações de formação está sujeita a confirmação devido a questões administrativas, porém, podem já ser efetuadas as respetivas inscrições nos cursos previstos em: http://w3.patrimoniocultural.pt/RPM

Data limite de pré-inscrição em todos os cursos: 29 de junho de 2018

Data de confirmação da inscrição: 6 de julho de 2018

Data limite de pagamento para efetivar a inscrição: 30 de julho de 2018

O Programa detalhado de cada ação de formação estará disponível em breve.

Para qualquer esclarecimento contactar: DGPC/DMCC/DMC,Dra. Ana Maria Sabino Tel. 21 3614200, 21 3650830

Programa

Ficha de inscrição


2017

Dando continuidade a uma linha de ação estratégica da Rede Portuguesa de Museus que tem por objetivo contribuir para a qualificação do tecido museológico nacional, a Direção-Geral do Património Cultural organiza, em 2017, mais um programa de formação dirigido a profissionais de museus, dando prioridade a técnicos de museus que integrem a RPM. 

O programa (sujeito a confirmação) é constituído por 5 ações de formação que decorrerão, entre setembro e novembro, em diferentes localidades do país. 

As temáticas das ações programadas – Conservação Preventiva, Desenho de Exposições e Museografia, Educação, Inventário do Património Móvel, Segurança - correspondem a necessidades formativas identificadas pelos museus da RPM, em 2016, e a áreas nucleares da atividade museológica. 

A realização das ações de formação está sujeita a confirmação devido a questões administrativas, porém, podem já ser efetuadas as respetivas pré-inscrições nos cursos previstos através do envio da ficha em anexo para a Dra. Ana Sabino (anasabino@dgpc.pt).

Programa

Ficha de Inscrição


2016

Dando continuidade a uma linha de ação estratégica da Rede Portuguesa de Museus que tem por objetivo contribuir para a qualificação do tecido museológico nacional, a Direção-Geral do Património Cultural (Divisão de Museus e Credenciação / Departamento de Museus, Conservação e Credenciação) organiza, em 2016, um programa de formação dirigido a profissionais de museus, dando prioridade a técnicos de museus que integrem a RPM.

O programa (sujeito a confirmação) é constituído por 5 ações de formação que decorrerão, entre setembro e novembro, em diferentes localidades do país.

As temáticas das ações programadas – Educação, Inventário, Conservação Preventiva, Património Imaterial, Divulgação e Comunicação - correspondem a necessidades formativas identificadas pelos museus da RPM, em 2015, e a áreas nucleares da atividade museológica.

A realização das ações de formação está sujeita a confirmação devido a questões administrativas, porém, podem já ser efetuadas as respetivas pré-inscrições nos cursos previstos através do envio da ficha em anexo para a Dra. Ana Sabino (anasabino@dgpc.pt).

Programa

Ficha de Inscrição


2015

Dando continuidade a uma linha de ação estratégica da Rede Portuguesa de Museus que tem por objetivo contribuir para a qualificação do tecido museológico nacional, a Direção-Geral do Património Cultural (Divisão de Museus e Credenciação / Departamento de Museus, Conservação e Credenciação) organiza, em 2015, um programa de formação dirigido a profissionais de museus, dando prioridade a técnicos de museus que integrem a RPM.

O programa (versão provisória em anexo) é constituído por 6 ações de formação que decorrerão, entre maio e novembro, em diferentes localidades do país.

Programa

Ficha de pré-inscrição


2014

O Departamento de Museus, Conservação e Credenciação) organizou, em 2014, um programa de formação dirigido a profissionais de museus, dando prioridade a técnicos de museus que integrem a RPM. O programa foi constituído por 7 ações de formação que decorreram, entre maio e novembro, em diferentes localidades do país. As temáticas das ações programadas – Inventário, Vigilância e Segurança, Conservação Preventiva, Património Imaterial, Acessibilidade, Educação, Comunicação - corresponderam a necessidades formativas identificadas pelos museus da RPM, em 2013, e a áreas nucleares da atividade museológica.

Programa 

    Ficha de pré-inscrição