
Visitas virtuais A decorrer online
Desconfinando o Museu | 15 dias 15 obras
O Museu Nacional Machado de Castro disponibilia a rubrica Desconfinando o Museu | 15 dias 15 obras, em que destacará, em cada dia, uma peça representativa das várias coleções do museu.
Nesta quinzena, porque o confinamento perdura, continuaremos a ‘Desconfinar o Museu’. Apresentaremos, desta vez, conteúdos mais inclusivos, com um novo recurso de acessibilidade, que permite ouvir o que não pode ser visto, compreender o que não pode ser compreendido sem o uso da visão. A audiodescrição, técnica aplicável a qualquer conteúdo com elementos visuais, transforma em áudio imagens com grande riqueza de pormenores. Imprescindível para pessoas cegas ou com baixa visão, a audiodescrição também favorece pessoas idosas, disléxicas ou com deficiência intelectual.
O projeto científico ‘Vozes que guiam’, orientado por Graça Bigotte Chorão, e desenvolvido e validado no MNMC por Germana Rodrigues, assumiu-se originalmente como recurso de acessibilidade para a visita presencial, a disponibilizar através do sistema de audioguias implementado no MNMC.
Com o objetivo de incluir o maior número de pessoas na experiência cultural de visita ao Museu, agora a partir de casa, preparámos a versão digital de 15 obras, para a qual convidámos também a autora a dar a voz.
- Organização:
- MNMC/DGPC
- Local:
- Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra