Saltar para o conteúdo principal da página

Vídeo Vídeo

Apesar da distância, A ARTE É UMA PONTE QUE NOS UNE. “Vista Panorâmica de Lisboa no século XVIII (Partida de São Francisco Xavier para a Índia) ”, obra de José Pinhão de Matos

Miguel Soromenho, assessor da direção do MNAA, apresenta-nos uma “Vista Panorâmica de Lisboa no século XVIII (Partida de São Francisco Xavier para a Índia) ”, obra de José Pinhão de Matos, pintor que partilhou a sua atividade e produção artística entre Portugal e o Brasil.

Sobre esta pintura, diz-nos Miguel Soromenho que provém do Real Colégio dos Nobres, vinda muito provavelmente da antiga Casa do Noviciado de Nossa Senhora da Assunção da Cotovia, no Príncipe Real.
Na imagem, podemos ver a partida de São Francisco Xavier para a Índia, no século XVI, durante o reinado de D. João III, e por outro lado, assistimos à inscrição deste momento histórico num panorama da cidade de Lisboa do século XVIII. A vista panorâmica acaba por dotar a composição com um interesse iconográfico, no que concerne aos seus elementos urbanísticos, de uma Lisboa nas vésperas do terramoto de 1755.

Edição e Grafismo: João Pedro (Blackshell Digital Design)

#MNAA #EuFicoEmCasa #MNAAemcasa #Museuemcasa #ArteAntiga #PinturaPortugesa #JoséPinhãodeMatos #MNAAfromhome #Museumfromhome #PortuguesePainting

Organização:
MNAA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa