Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Programa de Rádio Todos os domingos, depois do noticiário das 10h00, com repetição à segunda feira, depois das 23h00

Encontros com o Património 15ª série

O programa de rádio Encontros com o Património (EcP), uma parceria entre a Direção Geral do Património Cultural e a TSF,  no seu 15º ano de emissões, realiza-se ao domingo, a seguir ao noticiário das 10h00, com repetição na segunda feira, depois das 23h00.

O primeiro EcP foi emitido a 10 de novembro de 2007, gravado no Café A Brasileira, do Chiado; daí para cá mais de 1000 emissões levaram centenas de temas a largos milhares de ouvintes de rádio, sendo possível ouvir todos os programas já emitidos através de podcast.

Os EcP vão continuar a decifrar alguns aspetos mais complexos do património e a trazer temas atuais com a colaboração de muitos especialistas e muitas outras pessoas empenhadas na divulgação e na valorização do nosso património cultural.

Os próximos programas: no dia 17 de outubro, dedicado aos esmaltes artísticos em Portugal, a propósito da Exposição Azul e Ouro, Esmaltes em Portugal - da Época Medieval à Época Moderna, que se encontra ano Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto; no dia 24 de outubro, dedicado às Paisagens Urbanas Históricas, e no dia 31 de outubro dedicado ao projeto Casas Senhoriais - entre Portugal, o Brasil e a Índia.

Próximo Programa - 17 e 18 de outubro: Azul e Ouro – Esmaltes Artísticos em Portugal

A exposição "Azul e Ouro - Esmaltes em Portugal da época medieval à época moderna”, presente no Museu Nacional de Soares dos Reis até 31 de Outubro, abre a porta para um mundo fascinante e ainda relativamente desconhecido do grande público. A técnica de esmaltagem, obtida primariamente pela fusão de vidro em pó, remonta à Antiguidade, é desenvolvida no período romano e atinge grande esplendor na época bizantina e medieval. O brilho e a diversidade cromática conseguidos através do delicado e exigente processo de fabrico do esmalte explicam a sua grande popularidade ao longo dos tempos e a sua adaptabilidade a diversas tendências artísticas, originando técnicas distintas de produção.

Este mundo colorido e fascinante, que integra algumas peças magníficas do século XIII, aos famosos esmaltes de Limoges, apreciados e comercializados por todo o Ocidente, passando por tesouros nacionais, como o célebre tríptico da Paixão de Cristo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, integram esta mostra e alimentam a conversa do primeiro “Encontros com o Património” desta temporada – com Ana Paula Machado, Hugo Xavier e Lúcia Rosas.

Organização:
DGPC; TSF
Local:
TSF

Próximos Eventos