Saltar para o conteúdo principal da página

Programa de Rádio Sábados entre as 12h00 e as 13h00, e no dia seguinte entre a 01h00 e as 02h00

Encontros com o Património - 11.ª Série

Os Encontros com o Património estão na sua 11ª edição!

São 11 anos de emissões semanais aos sábados de manhã e domingos de madrugada, com temas sempre distintos, conversas estimulantes, diferentes interlocutores com perspectivas novas e abrangentes sobre este universo inesgotável do Património, das Artes e da Cultura; de tudo aquilo, afinal, que nos identifica, nos realiza, nos estimula e nos enriquece, com matérias que vão desde exposições, comemorações e eventos culturais, aos grandes monumentos e ao pequeno património, ao quotidiano e ao excepcional da cultura, das cidades e do território, aos equipamentos culturais e aos Museus e Monumentos que trabalham para que o nosso dia-a-dia seja mais rico, mais fértil e mais feliz.

Parceria iniciada em 2007 entre a Direção-Geral do património Cultural e a TSF Rádio Notícias, “Encontros com o Património” conta, desde 2014, com o patrocínio da Lusitania Seguros.

Próximo Programa - 9 de dezembro - A magnífica Torre do Tombo

Erigida em 1990 segundo projecto do arquitecto Arsénio Cordeiro, a silhueta incontornável da Torre do Tombo é hoje um dos marcos da arquitectura contemporânea da cidade de Lisboa. No entanto, é no seu fabuloso acervo – 100 quilómetros de estantes, um arco temporal de 1100 anos, milhões de documentos digitalizados e disponibilizados online – que reside o seu principal valor. Com mais de 1000 fundos documentais, de origem pública e privada, documentos como o Tratado de Tordesilhas, a Carta de abolição da pena de morte, a carta de Pero Vaz de Caminha sobre o achamento do Brasil, o conjunto de 83.000 documentos relativos à Expansão portuguesa, a belíssima Bíblia dos Jerónimos ou o Apocalipse do Lorvão são alguns dos muitos que constituem marcas identitárias e representam um património de valor incalculável – muitos deles classificados, justamente, como “Memória do Mundo” pela UNESCO.

É deste extraordinário espólio, das suas origens, da sua gestão e conservação, do seu estudo e da sua divulgação que se fala no próximo programa dos “Encontros com o Património”, em conversa com Silvestre Lacerda, Amélia Andrade e António Pires Ventura.

Encontros com o Património foi galardoado em 2014 com o prémio do Património Cultural da União Europeia/Prémios Europa Nostra  na categoria Educação, Formação e Sensibilização.

Em 2010 recebeu o prémio Autores (Sociedade Portuguesa de Autores) para o Melhor Programa de Rádio e duas Menções Honrosas, uma atribuída no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira 2009/2010 e outra pela APOM, na categoria de melhor trabalho jornalístico, esta última de novo entregue pela APOM em 2012. 


Programas anteriores:

2 de dezembro - Um Festival fora do lugar
18 de novembro - Os nossos Coches
11 de novembro - Do Tratado à Obra: Génese da Arte e Arquitetura no Palácio de Mafra
4 de novembro - Mértola Romana – novas descobertas
28 de Outubro - Angra do Heroísmo Património Mundial
21 de outubro - Óbidos - Vila literária
14 de outubro - A escola de Música da Sé de Évora
7 de outubro - Ventura Terra: do util e do bello

Link para a página do programa no site da TSF: 

http://www.tsf.pt/programa/encontros_com_o_patrimonio.html - aqui encontra a emissão mais recente e todo o histórico dos programas já emitidos; é uma página para audição online, no site, e não permite fazer o download do programa.

width=

Organização:
Programação, coordenação e conteúdos: Manuel Lacerda, Margarida Donas Botto e Sandra Vaz Costa
Local:
.

Próximos Eventos