Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Encontros e Debates 22 e 23 de outubro

V Fórum Ibérico de Estudos Museológicos

Terá lugar em Saragoça, Espanha, nos dias 22 e 23 de outubro deste ano, o V Fórum Ibérico de Estudos Museológicos.

O tema do Encontro é Autores e Textos Críticos em Espanhol e Português, debruçando-se assim sobre publicações e estudos de autores ibéricos, bem como do espaço ibero-americano, tanto na perspetiva dos pioneiros das publicações sobre museus, como relativamente a autores contemporâneos.

Com o apoio da DGPC.

Depois das inúmeras contribuições sobre a história da crítica dos museus e do sistema artístico no IV Congresso Internacional da Associação Espanhola de Críticos de Arte realizado no MNCARS, e do sucesso do IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos (Porto, 2020), que tratou da evolução da museografia expositiva, ambas as plataformas juntam-se para abordar os contributos daqueles que escreveram tratados ou estudos sobre museus no contexto cultural ibérico, num encontro dedicado ao tema «Autores e textos críticos em espanhol e português».

Para além deste âmbito, também poderão ser aceites ensaios de/sobre autores latino-americanos. Uma primeira sessão será especialmente dedicada aos pioneiros que, no século XIX e no início do século XX, publicaram comentários sobre museus em Espanha, Portugal, ou nos estados iberoamericanos.

Outra tratará de publicações e estudos museológicos desenvolvidos desde a fundação do ICOM, e particularmente do ICOFOM, até à mudança de milénio.

Uma sessão final abordará as correntes críticas e autores mais recentes que, na esfera pública contemporânea, incluindo a internet ou as redes sociais, são uma referência no estado atual dos estudos museológicos.

A Comissão Científica avaliará as propostas que, uma vez admitidas, serão integradas no programa do encontro.

Dos trabalhos aceites e apresentados será feita a compilação em livro, incluindo versão impressa para doação a bibliotecas, e versão digital que poderá ser descarregada gratuitamente:

—no site da Associação Espanhola de Críticos de Arte https://aicaspain.org/libros-editados/

—na biblioteca digital do grupo OAAEP https://oaaep.unizar.es/biblioteca-digital/

—no site do IAACC Pablo Serrano http://www.iaacc.es/recursos/publicaciones/

Para saber mais

Organização:
IAACC Pablo Serrano. Apoio DGPC entre outras entidades
Local:
Saragoça, Espanha
Referências