Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Congressos 12 de março, às 17h30

O LARC conVida ! Conferências nos Serenins

O LARC conVida é um ciclo de conferências mensal organizado pelos técnicos do laboratório do LARC, Laboratório de Arqueociências da DGPC.

Pretende-se, com este ciclo, estabelecer pontes diversas entre o Passado, que no LARC se investiga, e o Presente que o acaso os fez partilhar, chamando ao debate temas tão diversificados como climas, paisagens, homens, animais, culturas, sociedades.

A próxima conferência é dia 12 de março, às 17h30 sobre Arqueologia e Arqueometria nos Museus de Geociências o no Laboratório de Mineralogia e Petrologia do IST.

Quantos de vós conhecem os museus Alfredo Bensaúde e Décio Thadeu?

Manuel Francisco Pereira e António Maurício vêm falar-nos destas duas preciosidades

“Será que conseguimos despertar a [vossa] curiosidade?” perguntam-nos ….

Claro! Vamos mostrar-lhes!

Por vezes o acaso, a necessidade ou a mera curiosidade conduzem-nos a locais e a situações próximas ou longínquas inesperados. Neste sentido, os Museus de Geociências do Instituto Superior Técnico conseguem ser campeões dentro e fora de portas. Há medida que se vão desenvolvendo e promovendo atividades, vai aumentando o número de visitantes surpreendidos pelo conjunto arquitetónico e espólios aí existentes. O mesmo se passa com outros museus da estrutura MUSEUS IST, que engloba atualmente o Museu de Engenharia Civil e o Museu Faraday. Os Museus de Geociências localizam-se no Pavilhão de Minas: o Museu Alfredo Bensaúde (MAB), dedicado à Cristalografia, Mineralogia e Petrologia, e o Museu Décio Thadeu (MDT), dedicado à Geologia e aos Jazigos Minerais, onde se inclui um núcleo arqueológico. O acervo arqueológico não é muito vasto, mas é bastante diversificado, estando complementado com espólios pessoais e documentação bibliográfica histórica. À semelhança do Museu Geológico, o espólio mais antigo tem origem nas Comissões Geológicas do Reino, acrescendo a herança do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Alfredo Bensaúde teve um papel muito relevante na organização das coleções daquelas instituições.

Por outro lado, a componente tecnológica do laboratório anexo aos museus - Laboratório de Mineralogia e Petrologia, proporciona o estudo avançado de diversos materiais presentes no património cultural. Desse conjunto destaca-se a microtomografia computorizada de raios X, muito adequada a estudos morfológicos e microestruturais de pormenor de materiais arqueológicos.

 

Organização:
LARC/DGPC
Local:
LARC (DGPC) Sala dos Serenins, Calçada do Mirante a Ajuda, 10 A, Lisboa