Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Congressos 2 de outubro

Jornada de Estudo Abordagens Históricas à Performance Musical

Realiza-se no dia 2 de outubro, na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa a Jornada de estudo  Abordagens Históricas à Performance Musical, organizada por Linha temática do INET-­‐MD/FCSH-­‐UNL e UA, com a coordenação de Cristina Fernandes

PROGRAMA

09h30-­‐11h30

CONTEXTOS E PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DA MÚSICA SACRA NO SÉCULO XVIII

Cristina Fernandes: Performance musical e espaço arquitectónico na Capela Real e Patriarcal de Lisboa

Fernando Miguel Jalôto: 'Translade o salmos separados: desejo rever as cópias.' Indicações performativas nas obras de Antonio Tedeschi a partir da análise das fontes.

Cristiana Spadaro: Alguns aspectos relativos às práticas historicamente informadas da música sacra: a performance coral dos Motetes de Natal e da Páscoa de Giovanni Giorgi

Carla Minelli: Conjuntos vocais e instrumentais nas celebrações religiosas da Igreja do Loreto em Lisboa: entre autonomia italiana e as práticas locais

11h30-­‐12h00

Coffee Break

12h00-­‐13h00

A SERENATA DE CORTE NO TEMPO DE D. MARIA I: PRÁTICAS HISTÓRICAS E RECRIAÇÕES ACTUAIS

Pedro Castro: A problemática da realização moderna das Serenatas de João de Sousa Carvalho, uma perspectiva prática

Vasco Negreiros e Rosana Marreco Brescia: La Vera Constanza, de Jerónimo Francisco de Lima – genealogia de uma tempestade

13h00 – 15h00

Almoço

15h00-­‐16h00

O ENSINO DA PERFORMANCE: INSTRUMENTOS

Diana Vinagre: O percurso formativo de João Baptista

André Avondano: uma ponte para a prática interpretativa do violoncelo em Portugal nos finais do séc. XVIII

Mucio Sa: Da guitarra inglesa à guitarra portuguesa. Métodos de ensino e práticas performativas

16h00 – 16h30

Coffee Break

16h30 – 18h00

MESA-­‐REDONDA: Nova Música para Instrumentos Antigos

Com: Helena Marinho, Vasco Negreiros, António Chagas Rosa e Sara Carvalho

18h00 – 18h30

Coffee Break

18h30

MOMENTO MUSICAL: Glosas e Variações: ontem e hoje Orlande de Lassus (1530/32-­‐1594) & Manuel Rodrigues Coelho (ca. 1555-­‐ca.1635): Segunda Susana a 4 glosada sobre a de 5 (Flores de Música Lisboa, 1620)

Orlande de Lassus & Bartolomé de Selma y Salaverde (ca. 1595-­‐ca. 1638): Susana pasegiata [a] Basso solo (Canzoni fantasie et correnti da suonar -­‐Veneza, 1638)

Jacques Arcadelt (1507?-­‐ 1568) & Fernando Miguel Jalôto (1976-­‐) Il bianco e dolce cigno cantando more (2001)

Josquin des Prez (1450/55-­‐1521) & Edmund Rubbra (1901-­‐1986): Meditazioni sopra Coeurs Désolés op.67 (1949)

Orlande de Lassus/ Didier Lupi Second (séc. XVI) & Vasco Negreiros (1965-­‐): Duas 'Susanas' (2013)

Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-­‐1594) & Giovanni Battista Bovicelli (fl.1592-­‐94)

Io son ferito, ahi lasso del Palestina [sic!] à cinque.

(Regole, passaggi di musica, madrigali et motetti passeggiati Veneza, 1594)

Pedro Lopes e Castro, flautas

Diana Gomes Vinagre, violoncelo

Fernando Miguel Jalôto, cravo

Organização:
CMAG/DGPC; Linha temática do INET-­‐MD/FCSH-­‐UNL e UA
Local:
Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves