Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Congressos 12 e 13 de outubro de 2017

II Colóquio do Convento de Cristo | Equipamentos Monásticos e Prática Espiritual

Irá decorrer nos dias 12 e 13 de  outubro de 2017, no Convento de Cristo, em Tomar, o  II Colóquio do Convento de Cristo | Equipamentos Monásticos e Prática Espiritual

Este  colóquio pretende constituir-se como reflexão alargada sobre o espaço habitado pelas comunidades monásticas e as ferramentas utilizadas com vista à eficácia dos procedimentos em cada “unidade” espacial que integra o conjunto edificado. Discutir modelos na construção das estratégias espaciais das ordens religiosas, refletir sobre a suposta identidade das opções verificadas para as diversas filiações religiosas ou estimular o debate sobre a aparente estabilidade dos objetos calculados para as várias dependências monásticas, são as grandes linhas de força deste Colóquio. Não obrigatoriamente, as análises decorrem a partir do caso concreto da realidade instalada no Convento de Cristo e são estendidas às ordens militares.
 

A abordagem à materialidade das formas e às estratégias de circulação definidas no horizonte alargado das várias ordens religiosas implicará também a captação de um conjunto de instrumentos que, integrados em específicas entidades celulares (como a igreja, a sacristia, o claustro ou a cerca monástica), concorrem para a sua peculiar eficácia e operacionalidade ou, impondo dinâmicas alternativas, pervertem o sentido mais usual do espaço e instalam a perturbação. O espaço transforma-se em ferramenta operativa (e, portanto, equipamento decisivo) na formulação de uma imagem forjada, enquanto os objetos que com ele se articulam assumem simultaneamente uma dependência do sentido espacial construído e fomentam a sua própria identidade à margem de uma leitura integradora e uniforme. Desta forma, o espaço também é placa giratória de harmonia e conflitualidade.
A gestão das relações de poder e a manutenção das estruturas associadas equilibra um universo global onde as tensões entre o espiritual e o secular se resolvem no espaço e nos equipamentos.


O II Colóquio CCC organiza-se em três grandes áreas temáticas: 


I – O Espaço Devocional 
Igreja e liturgia: o espaço e a reciprocidade com os objetos litúrgicos. 


II – Ordenação, Regra e Espaço  
As dependências monásticas na circunscrição da obediência à Regra; circulação e eficácia no usufruto do espaço.


III – Quotidiano e Reserva
A enfermaria, o dormitório ou a cerca: saúde, repouso e lazer.





Organização:
CC/DGPC
Local:
Convento de Cristo, Tomar