Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Congressos 22/03/2015 - 23/03/2015

Encontro de Casas-Museu em Portugal

Deverá uma carta de amor da autoria de um escritor ser divulgada e exposta no contexto da sua Casa-Museu?
Esta é apenas uma das muitas questões que se colocam aos responsáveis pela gestão dos fundos documentais das Casas-Museu e que motivam, desde 2010, a realização do Encontro de Casas-Museu em Portugal. 

O próximo evento terá lugar nos próximos dias 22 e 23 de março, na Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, sendo promovido por um grupo de membros portugueses do DEMHIST, comité para as casas históricas e casas-museu do ICOM, constituído por António Ponte - Diretor Regional de Cultura do Norte, Elsa Rodrigues - Diretora da Casa-Museu João de Deus e Secretária do DEMHIST, José Alberto Ribeiro - Diretor do Palácio Nacional da Ajuda e Presidente do ICOM Portugal, e Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.

 

Estes encontros têm vindo a realizar-se de forma geograficamente desconcentrada ao longo dos últimos anos:

 

2010 - Paço dos Duques de Bragança - Guimarães

2011 - Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves - Lisboa

2012 - Casa dos Patudos - Alpiarça

2013 - Casa-Museu Guerra Junqueiro - Porto

2014  - Casa de Santa Maria - Cascais

A estrutura informal do grupo tem contado com o suporte institucional de diversas entidades ligadas à realidade museológica, designadamente autarquias.

No Encontro a realizar dias 22 e 23 de março de 2015, na Fundação Eça de Queiroz, Tormes, será abordada a importância dos fundos documentais para o desenvolvimento do trabalho museológico, particularmente no caso de casas-museu. Serão debatidos temas como os arquivos, centros de documentação, preservação de documentos gráficos, gestão documental e a importância da documentação na planificação e gestão desta tipologia de museus.

Para a realização deste 6º Encontro Casas-Museu em Portugal, a organização conta com a colaboração da Fundação Eça de Queiroz através da cedência de espaço, bem como de divulgação e registo de inscrições que poderão ser efetuadas através de email (feq@feq.pt) ou telefone (254882120).

Organização:
DEMHIST, comité para as casas históricas e casas-museu do ICOM
Local:
Fundação Eça de Queiroz, em Tormes