Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Debates 30 de maio, às 15h00

Congresso Rede Cultura 2027 | Congresso aos Sábados | Marcadores Históricos do Território da Rede Cultura 2027

Acontece no próximo sábado, dia 30 de maio, às 15h00, no Mosteiro da Batalha, a primeira sessão do Congresso aos Sábados.

Este ciclo inicia-se com uma conversa sobre os Marcadores Históricos do Território da Rede Cultura 2027, com Saul António Gomes (professor e historiador, natural de Leiria), Joaquim Ruivo (diretor do Mosteiro da Batalha) e Francisco Teles da Gama (arquivista no Museu Bordalo Pinheiro, natural da Batalha), três figuras com forte ligação a este território, que conta com três monumentos inscritos na lista de Património Mundial da Unesco.

O Mosteiro da Batalha, assim classificado desde 1983, serve de cenário para uma tertúlia que junta diferentes gerações para falar de história, herança e património e que pode ser acompanhada em directo no facebook e youtube da Rede Cultura 2027, a partir das 15h00.

Está disponível aqui, a tertúlia inaugural do Congresso, que aconteceu em Leiria, na passada sexta-feira. O Embaixador Luís Castro Mendes (poeta, Ministro da Cultura no XXI Governo Constitucional e Presidente do Congresso) e o professor Carlos Ascenso André (ex-Governador Civil de Leiria, ex-Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e crítico literário), protagonizaram uma conversa sobre a poesia de Francisco Rodrigues Lobo, poeta fundamental da literatura portuguesa, nascido em Leiria.

Organização:
MB/DGPC
Local:
Mosteiro da Batalha