Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Debates 15 e 16 de dezembro

Conferência internacional | O Menino do Lapedo 20 anos depois

Realiza-se nos dias 15 e 16 de dezembro, no Museu de Leiria a Conferência Internacional  O Menino do Lapedo 20 anos depois.

A conferência contará com alguns dos maiores especialistas mundiais nas áreas da evolução humana, arqueologia, antropologia biológica, genética humana e paleontologia.

João Zilhão, Erik Trinkaus, Juan Luis Arsuaga, Johannes Krause, Paul Pettitt ou Eugénia Cunha são alguns dos participantes.

Nos dias 15 e 16 de dezembro celebraremos o vigésimo aniversário da descoberta do denominado Menino do Lapedo. Há vinte e nove mil anos foi cuidadosamente enterrada numa reentrância de um abrigo rochoso do Vale do Lapedo uma criança que teria 4 a 5 anos de idade. O esqueleto ficou desde então protegido por sedimentos acumulados durante os milhares de anos seguintes, até à sua descoberta acidental em Dezembro de 1998. Passados vinte anos sobre este achado, investigadores das mais diversas áreas disciplinares vêm contar-nos o que de novo se sabe sobre as comunidades paleolíticas, na sua dimensão biológica e cultural.  

Comissão organizadora: Ana Cristina Araújo (Laboratório de Arqueociências (LARC) da DGPC), Ana Maria Costa (Laboratório de Arqueociências (LARC) da DGPC), Vânia Carvalho (Museu de Leiria).

Para saber mais

Organização:
.
Local:
Museu de Leiria
Referências