Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Encontros e Debates 9 de outubro

Colóquio “Preservação, acesso e usos: olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais populares em contexto museológico”

Irá decorrer no dia 9 de outubro, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, o Colóquio “Preservação, acesso e usos: olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais populares em contexto museológico” .

Entrada livre.

A exposição “Vergílio Pereira: itinerários de um etnógrafo” e, agora, o colóquio “Preservação, acesso e usos: olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais populares em contexto museológico” nasceram da colaboração entre o Museu Nacional de Etnologia e um projeto de investigação desenvolvido a partir do polo da Universidade de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança.

Justificaram essa ação conjunta o interesse comum no estudo e divulgação do acervo de Vergílio Pereira, um maestro de coros que coligiu centenas de registos sonoros, transcrições musicais e poéticas, fotografias e notas sobre modos de cantar e tocar em diferentes localidades de Portugal. A exposição teve por isso um perfil biográfico, evidenciando nos itinerários de Vergílio Pereira a intersecção com o seu tempo, com movimentos de transformação social e instituições como a Comissão de Etnografia e História do Douro Litoral e a Comissão de Etno-Musicologia da Fundação Calouste Gulbenkian.

Por sua vez, o Colóquio “Preservação, acesso e usos: olhares cruzados sobre sons e instrumentos musicais populares em contexto museológico” parte do legado de Vergílio Pereira para discutir questões atuais e pensar o futuro. Reúne investigadores do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, agentes culturais do Ministério da Cultura e músicos comprometidos com processos de revitalização de música popular de matriz rural.

Participam neste Colóquio Salwa Castelo-Branco, oradora principal, Lucas Wink, Magarida Silva, Napoleão Ribeiro, Pedro Félix, Pedro Mestre, Rosário Pestana, Rui Marques e Susana Sardo.

Consulte o Programa AQUI

Organização:
MNE/DGPC
Local:
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa