Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Debates Até 15 de julho - 16h30-17h30

Ciclo de Palestras: "Orientalismo na Arte e na Literatura”

O Serviço Educativo do MNAC organiza um ciclo de palestras em torno da exposição "Otelo e Desdémona. Nos Palcos da Paixão". 

Próxima Palestra:

15 julho – Os bárbaros do sul vistos pelo Japão (séculos XVII-XIX) - Alexandra Curvelo, IHA - NOVA FCSH

Professora Auxiliar de História da Arte Moderna e de Museologia da NOVA FCSH e investigadora e membro da direcção do IHA, tem trabalhado a presença portuguesa na Ásia no início da Idade Moderna, com um enfoque no Japão, através da respectiva cultura material e visual. Comissariou exposições em Portugal e no estrangeiro e é autora de diversos livros e artigos científicos.

A chegada dos Europeus do Sul ao Japão em meados do século XVI foi fixada nalguns textos e pinturas japoneses contemporâneos da presença destes Ocidentais no arquipélago. Através da análise destes registos podemos percepcionar o impacto desta interacção e a progressiva mudança de atitude face a estes estrangeiros, que acabaram por ser expulsos em 1639. Cerca de 250 anos mais tarde, quando o Japão é forçado a reabrir as suas fronteiras, esse mesmo passado é revisitado, quer por via do papel desempenhado pela missão cristã e pela troca de conhecimento então geradas, quer pelo revivalismo pictórico das imagens anteriormente produzidas. 

 

Limitações inerentes às medidas de segurança em vigor: máximo de 10 lugares.

As palestras serão gravadas e transmitidas via Youtube e página Facebook do MNAC

Local: Átrio do MNAC, Rua Serpa Pinto, nº 4.
Lotação: máximo de 10 pessoas
COMISSÃO CIENTÍFICA: Emília Ferreira (MNAC/IHA/FCSH/NOVA), Rogério Miguel Puga (CETAPS/FCSH/NOVA), Everton V. Machado (Universidade Católica Portuguesa), Joana d'Oliva Monteiro (IHA/FCSH/NOVA), Fátima Faria Roque (MNAC/IELT/FCSH/NOVA), Maria de Aires Silveira (MNAC).

Organização:
MNAC-MC/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado