Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Encontros e Debates Até 17 de dezembro

Ciclo de palestras Almada Negreiros | Veja os murais, Conheça o artista

No dia 15 de outubro haverá uma nova palestra do  ciclo de 6+3 palestras dedicadas à vida artística e obras de pintura mural de Almada Negreiros.

Palestra 4, 15 outubro

Materialização e materialidade na geometria de Almada
Simão Palmeirim e Pedro Freitas

Próximas palestras

  • Palestra 5, 19 Novembro
    As brigadas de restauro do IJF nas pinturas murais de Almada Negreiros – perspectiva da conservação e restauro
    Irene Frazão, Michelle Portela, Gabriela Carvalho

  • Palestra 6, 17 Dezembro
    As Ciências do Património ao serviço da arte Mural de Almada Negreiros. O caso de estudo do Mapa-Mundi no edifício DN
    Milene Gil, Mafalda Costa, Sara Valadas, Ana Cardoso

O projecto ALMADA pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal, cruzando as abordagens da História da Arte e as técnicas de análise laboratorial, incluindo tanto os exames convencionais como as análises laboratoriais mais sofisticadas.

Procura-se, assim, identificar e caracterizar as técnicas pictóricas utilizadas, os constituintes dos suportes e das camadas cromáticas e as suas implicações nos processos de deterioração para sua conservação futura

É um projecto transdisciplinar, resultante da colaboração conjunta entre o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC-IJF e DEPOF), o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH / UNL) e a Administração do Porto de Lisboa (APL). Os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros.

Para saber mais

Organização:
Laboratório HERCULES da U. Évora, DGPC (LJF e DEPOF), o Instituto de História da Arte da FCSH da U. Nova; Administração do Porto de Lisboa
Local:
Online